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Maxpress 16/02/2012 – release FSB
Comunicações
A
Buscapé Company, criadora do site pioneiro no segmento de comparação de preços,
é a primeira empresa brasileira a aderir ao FairSearch.org, entidade
internacional que visa à defesa de um ambiente concorrencial equânime na
internet. A associação já conta com a Microsoft, TripAdvisor, Expedia e
Travelocity.
“Decidimos
nos unir ao Fairsearch pela representatividade da associação, e principalmente,
por acreditar no mérito da causa do Buscapé e de todo o mercado de comparadores
de preços. Acreditamos que as informações apresentadas ao consumidor como
resultado de uma busca devem seguir os mesmos critérios para todos os
participantes do mercado. A violação deste princípio afeta, especialmente, aos
usuários de Internet, que são os consumidores finais”, afirma Rodrigo Borer, VP
Comparison Shopping do Buscapé.
Em
dezembro, a Buscapé Company, em nome dos comparadores de preços brasileiros,
apresentou representação junto à Secretaria de Direito Econômico (SDE) do
Ministério da Justiça contra Google Inc., por ela priorizar a própria
ferramenta de comparação de preços, o Google Shopping, com arquitetura
diferenciada em detrimento à concorrência. Enquanto todos comparadores são
identificados apenas por um link que permite um clique, o Google Shopping
aparece com imagem do produto e com até 5 possibilidades de clique, avaliações,
comentários, número de lojas anunciantes e preços no resultado de pesquisa na
ferramenta de busca.
O
resultado apresentado pelo Google Busca também pode induzir o consumidor a uma
compra equivocada, já que pela indução de clicar no primeiro resultado natural,
ele pode deixar de ter o menor preço e acesso a informações importantes sobre o
produto ou loja.
O
processo tem como objetivo imediato a instauração de processo administrativo,
bem como a concessão de medida preventiva que determine a cessão das
discriminações em relação a todos os sites de comparação de preços.
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