blog Brain Storm9 28/02/2012 - Luiz Yassuda
Em diversos restaurantes, bares e delis (o conceito
estadounidense de padaria), um Check-in Special chamou a minha atenção no
Foursquare: patrocinado pela American Express, prometia um crédito em $ a cada
determinado valor gasto naquele local.
Crédito em dinheiro? Soou interessante.
Off-topic: este lugar tinha um incrível sanduíche de
lagosta…
Quando cheguei aqui e fui ler mais a respeito, descobri que
o sistema foi testado no SxSW do ano passado. É o que diz o blog oficial do
Foursquare. Em junho do ano passado, tornou-se nacional.
O funcionamento parece razoavelmente simples: sincronizar
cartão e conta no Foursquare, dar check-in no local, fazer uma compra e o
crédito extra já entra no sistema. Veja aqui dois vídeos da época do SxSW feito
pelo pessoal do Mashable com o Tristan Walker, do Foursquare:
Confesso que não vi nada disso em outubro, na primeira ida a
NYC, ao contrário de agora, quando qualquer estabelecimento de fundo de quintal
conta com esta Special, o que faz esta iniciativa efetivamente ganhar vida.
Bem legal ganhar algum crédito pelas suas compras em um
determinado local, mas nada mais do que cuponagem que qualquer rede mais forte
como a Starbucks que encontramos em qualquer esquina de Manhattan conseguiria
prover. Entretanto, um desconto interessante em qualquer lojinha numa cauda
longa de ticket médio mais baixo pode incentivar o consumo geral. E isto é
excelente. É quase o conceito de compra coletiva, mas sem um grande ônus para a
loja (até onde entendi) e sem complicação de ter que comprar antes ou esperar a
oferta. Tudo ali, ao vivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário