portal TI Inside 29/02/2012 - Fernando Paiva
Não param de ser anunciados acordos globais entre operadoras
móveis, bancos e bandeiras de cartão de crédito para serviços de m-payment.
Depois da joint-venture entre Telefónica e Mastercard e do acordo entre
Vodafone e Visa, agora é a vez da América Móvil e do Citibank darem as mãos. A
operadora latino-americana e o banco dos EUA fundaram uma joint-venture chamada
"Transfer". Seu objetivo é levar serviços financeiros para as dezenas
de milhões de pessoas não bancarizadas da América Latina mas que possuem
telefones celulares, disse o CTO do Citibank, Don Callahan, durante
apresentação no Mobile World Congress, em Barcelona, nesta quarta-feira, 29. O
serviço usará SMS e será lançado em março no México.
Análise
Se a Transfer for levada para o Brasil, o mercado nacional
de m-payment deve se encaminhar para uma divisão tripartite: Oi, Paggo, Banco
do Brasil e Cielo de um lado; Telefônica e Mastercard de outro; e Claro e
Citibank formando o terceiro grupo. Cabe lembrar que cada uma dessas
iniciativas tem características diferentes e objetivos distintos. Nada impede
que outras associações sejam formadas, inclusive cruzando alguns desses players
para o provimento de outros serviços, como, por exemplo, pagamentos via NFC
para usuários de alta renda. E ainda falta o posicionamento de vários outros
grandes grupos, tanto do setor de telecom quanto do bancário, com destaque para
TIM e Bradesco.
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