jornal Brasil Econômico 29/02/2012 – Flávia Furlan
O Banrisul, banco gaúcho com R$ 37,5 bilhões em ativos, vai voltar
suas atenções em 2012 também para a alta renda. A primeira iniciativa, anunciada
ontem, é a oferta de um cartão junto à bandeira MasterCard, o primeiro da
instituição para clientes de maior poder aquisitivo. A segunda, que deve ser
concluída neste semestre, é a criação de espaços nas agências bancárias
direcionados ao nicho.
“Não estamos voltando o foco para a alta renda, mas também
para a alta renda. Temos dentro de casa uma parte representativa deste público
e não podemos deixar que ela vá para a concorrência”, afirma Jone Pfeiff,
diretor comercial do Banrisul. O analista do BB Investimentos, Carlos Daltozo,
vê a iniciativa de forma positiva. “Tratar todos os nichos da mesma forma pode
provocar saída dos clientes para outros bancos”, pondera.
Para o Banrisul, os clientes de alta renda são aqueles com
ganho mensal acima de R$ 10 mil e, neste perfil, há 80 mil pessoas na base de
3,2 milhões de clientes da instituição. Os espaços nas agências destinados à alta
renda, que ainda vão atender clientes com investimentos no valor de R$ 150 mil,
devem ser disponibilizados primeiro no Rio Grande do Sul. “Temos um piloto na
matriz em andamento e vamos abrir o modelo para as principais superintendências
no estado onde identificamos este público”, diz o executivo.
O modelo segue o de outras instituições do país, como o Santander
com o Van Gogh, que inclui clientes com ganhos mensais acima de R$ 4 mil e
investimentos mínimos de R$ 40 mil, e o Itaú com o Personnalité, que diz que a
divisão direcionada à alta renda não seleciona os clientes de acordo com os
ganhos mensais ou investimentos, mas conforme o relacionamento com a
instituição.
Neste modelo de segmento diferenciado, são oferecidos
serviços adicionais aos clientes, entre eles assessoria em investimentos.
Alguns bancos optam por disponibilizar espaços nas agências ao público de alta
renda, como Santander e Banrisul, enquanto outros abrem agências só para atendimento
ao nicho, como o Itaú.
O Banrisul fechou o ano passado com 442 agências, sendo 401
no Rio Grande do Sul, 25 em Santa Catarina, 14 nos demais estados e duas no
exterior (Nova York e Grand Cayman).
Cartão
Ainda na estratégia voltada para a alta renda, o banco
lançou ontem um cartão em parceria com a MasterCard para clientes com ganho
mensal acima de R$ 10 mil, cuja expectativa é de emissão inicial de 20 mil
unidades. Em um segundo momento, o plástico será emitido também para clientes
com renda acima de R$ 7 mil. O cartão terá isenção da primeira anuidade, de R$
280, e ainda terá um plástico adicional de forma gratuita.
De acordo com o presidente do Banrisul, Túlio Zamin, conforme
os gastos com o cartão, o cliente terá pontos acumulados para trocar por milhas
e prêmios — a cada US$ 1 gasto, ele somará 1,5 ponto, ao contrário de outros
cartões do banco que têm a proporção de US$ 1 para um ponto — e terá desconto
de 25% a 100% na anuidade seguinte. “Dessa forma, o cartão poderá ser sempre
gratuito para o cliente que concentra seus gastos nele”, pondera.
O vice-presidente comercial da MasterCard, João Pedro Paro,
conta ainda que o modelo de cartão traz o serviço de conciérge e seguros.
“Porque o público de alta renda viaja muito e precisa de seguro para roubos em
viagem e de automóvel, quando aluga um carro”, explica.
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