portal Veja 28/02/2012 – Agência EFE
A Visa apresentou no Mobile World Congress de Barcelona todo
seu catálogo de aplicativos e dispositivos equipados com sistema NFC (Near
Field Communication), cuja prova de fogo acontecerá durante os Jogos Olímpicos
de Londres.
O vice-presidente de pagamento com celular da Visa Europa,
Andrea Fiorentino, recebeu um reduzido grupo de jornalistas para explicar como
a companhia potencializará os pagamentos mediante NFC no Reino Unido graças a
um acordo selado no país com o banco Lloyds e a operadora O2.
Assim, durante os Jogos Olímpicos será possível pagar uma
passagem de ônibus e realizar pequenas compras nos limites da Vila Olímpica
apenas passando o celular sobre os pontos de venda preparados.
Segundo Fiorentino, a tecnologia estava preparada "há
muito tempo" para realizar este tipo de pagamentos, no entanto, até agora
"havia um problema de comunicação entre operadoras e entidades
bancárias" na hora de realizar os acertos para oferecer estes serviços,
que pouco a pouco se vão materializando.
Uma das novidades que a Visa apresenta neste MWC é um
aplicativo de pagamentos P2P (de pessoa para pessoa) que permite enviar
dinheiro a outro usuário utilizando apenas seu número de telefone.
No primeiro dia da feira, a Visa e a Vodafone anunciaram um
acordo de colaboração para oferecer sistemas de pagamento que Fiorentino
descreveu como uma wallet (carteira), cuja tecnologia ficou a cargo do
fabricante de sistemas de pagamento para certificar sua segurança.
Para transações de mais de 20 euros será solicitado ao
usuário a introdução de um código de uso para esse aplicativo, que é diferente
da senha do cartão e que, portanto, poderá combinar no futuro o uso de sistemas
de reconhecimento de íris e outras ferramentas que apresentem uma maior
segurança.
Os usuários propensos a perder o celular não devem se
preocupar: bastará avisar o banco ou a operadora sobre a perda para que as
futuras transações sejam canceladas.
"É mais fácil que as pessoas entrem em uma loja da
Vodafone do que em um banco", explicou Fiorentino ao falar sobre a mudança
de cenário que a indústria dos sistemas de pagamento está vivendo.
Para o executivo, este tipo de aplicativo não só agiliza os
pagamentos, como também "ajuda os consumidores a se organizarem, a controlar
quanto dinheiro gastam e em quê".
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