jornal Diário do Nordeste 24/02/2012
Uma crescente frente de negócio das empresas de cartões no
mundo é transformar o celular em meio de pagamento. Bancos, bandeiras,
credenciadoras e operadoras de telefonia ampliaram os investimentos na área e
criaram empresas específicas para o segmento.
A Cielo, por exemplo, fez uma joint-venture com a operadora
OI para desenvolver soluções de pagamento móvel e lançou no final de 2011 um
cartão no celular em parceria com o Banco do Brasil. O Bradesco também quer uma
fatia desse mercado e fechou acordo com a Claro. Já a bandeira americana
MasterCard fez uma parceria com a Telefônica e criou no ano passado uma
joint-venture para operar nessa frente.
Rapidez
A Visa, maior bandeira do mundo, já testou o pagamento por
celular em diversos países e criou o aplicativo VisapayWave, que é inserido no
chip do telefone para viabilizar pagamentos. O presidente da empresa no Brasil,
Rubén Osta, avalia que o celular será útil principalmente em pagamentos de
menor valor, para, por exemplo, reduzir filas em lojas de refeição rápida.
Lá fora, a Visa e a Samsung fecharam uma parceria para que
os celulares da fabricante coreana sejam usados como meio de pagamento nas
Olimpíadas de Londres deste ano.
Mais celular que conta
O Brasil tem 245 milhões de celulares, montante que supera o
número de contas correntes e de cartões de crédito, por isso o interesse do
mercado em desenvolver esse setor. Uma pesquisa dados da Febraban, por exemplo,
revelou que existem 141 milhões de contas ativas no Brasil.
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