portal Valor Online 15/02/2012 - Natalia Viri
Em um dos passos de integração da Latam Airlines, companhia
aérea a ser formada pela fusão entre TAM e LAN, o LanPass, programa de
fidelidade da companhia aérea chilena pode se associar à Multiplus, subsidiária
do grupo TAM no ramo de programas de fidelização.
Em entrevista ao Valor, o diretor financeiro da TAM, Líbano
Barroso, afirmou que ainda é muito cedo para definir qual estratégia será
utilizada na associação, já que, até que a fusão seja concluída, a empresa
ainda tem acesso às informações da LAN. “Por enquanto, para todos os efeitos,
ainda somos concorrentes”, afirmou.
A expectativa da empresa é de que a formação da Latam seja
concluída até o fim deste trimestre. No entanto, um comitê de integração das
operações de ambas as empresas, formado no ano passado e composto por
consultorias internacionais, está analisando, entre outros pontos, as
possibilidades de associação no ramo dos programas de fidelização. E já estimou
que as sinergias geradas pelo segmento podem somar entre US$ 15 milhões e US$
25 milhões anuais.
De acordo com Marco Bologna, presidente da TAM S.A., os
programas de fidelidade da TAM e da LAN vão permanecer separados. “Assim como
vamos manter as marcas das companhias aéreas depois da fusão, não vai haver
mudanças nos programas de milhagem de cada uma das empresas”, assegurou.
Líbano acrescenta que uma das possibilidades é de que a
LanPass entre como parceira da Multiplus e os pontos de milhagem da LAN possam
ser convertidos em passagens da empresa ou convertidos em pontos Multiplus.
Outra opção é de que o LanPass tenha um relacionamento mais
próximo com a empresa de fidelização e, que, a exemplo do TAM Fidelidade —
programa de milhagens da companhia aérea brasileira —, as milhagens sejam
convertidos diretamente em pontos Multiplus.
Em qualquer um dos cenários, o executivo acredita que a
integração do LanPass com a Multiplus não só agregue valor à empresa de
fidelização, como abra espaço para uma ampliação de suas operações na América
Latina.
No quarto trimestre, a receita adicionada pelo segmento
Multiplus no balanço da TAM — que detém 73% do capital da empresa — foi de R$
362,9 milhões, alta de 93,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O
valor representou 10% do faturamento total gerado pela companhia aérea no
período.
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