portal Mobile Time 01/03/2012 - Fernando Paiva
Muito já se falou sobre o sucesso de serviços de
transferência financeira via celular em países africanos. Mesmo assim é
inevitável se surpreender quando apresentados os números da operadora MTN em
Uganda. Em apenas três anos após seu lançamento, o serviço de m-payment da tele
conquistou 30% da sua base de assinantes. Em 2009, primeiro ano de
funcionamento do "MTN Mobile Money", foram registradas 3 milhões de
transações, que somaram US$ 1,11 milhão. De lá para cá houve um salto: em 2011
foram 124 milhões de transações que somaram US$ 2,7 bilhões. Os números foram
apresentados pelo CMO da MTN Uganda, Issac Nsereko, durante painel sobre
m-payment em países emergentes, no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona,
nesta quinta-feira, 1.
Churn
Nsereko comentou sobre o efeito positivo do serviço sobre o
churn da operadora. "Nosso churn anual era de 50%. Com o MTN Mobile Money
reduzimos para 25%", disse o executivo, confirmando a teoria levantada
pelo diretor de serviços de valor adicionado da América Móvil, Marco Quatorze,
durante o MWC.
Na África, apenas 20% da população tem conta bancária, mas
50% tem telefone celular. O serviço de transferência financeira da MTN utiliza
mensagens de texto. Uma rede de pequenos comerciantes atuam como
correspondentes bancários, fazendo as operações de depósito e saque de valores,
pelas quais retêm uma comissão que equivale a mais da metade da tarifa do
serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário