jornal DCI 29/02/2012 - Marcelle Gutierrez
O mercado de cartões cresceu 23% em faturamento no Brasil em
2011, para R$ 668,449 bilhões, e 17% em transações, para o total de 8,317
trilhões. A Região Sul avançou no mesmo período 24% nos ganhos, para R$ 73,170
bilhões, e 18% nas operações, com o total de 886,736 milhões, segundo dados da
Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). No
entanto, a predominância do uso de cheque ou dinheiro na região ainda é alta, o
que determina a tendência de expansão acelerada nos próximos anos, aponta o
vice-presidente-comercial da Mastercard, João Pedro Paro. De olho neste
potencial de mercado, a bandeira internacional fecha parceria com o Banrisul
para a distribuição de cartão para a alta renda, com salário acima de R$ 7 mil
mensais.
O vice-presidente da Mastercard explicou que o crescimento
do mercado no Sul do País está um pouco acima do restante do Brasil, porque
estava menos "penetrado" por cartões. Outro ponto relevante apontado
por Paro é que 10% da população brasileira possui renda superior a R$ 7 mil
mensais, sendo responsáveis por um terço do consumo. "A Região Sul não é
muito diferente do restante do País. Por esse motivo, apostamos na venda do
produto".
Ao ser questionado sobre a vantagem estratégica da parceria
com o Banrisul, o vice-presidente esclareceu que o banco é líder do sistema
bancário no Rio Grande do Sul, com 35% de participação de mercado (market
share, na sigla em inglês). "Possui a maior rede de agências e cobertura
na Região Sul e a expectativa é de forte crescimento, porque o Banrisul é um
forte cliente".
Ao final de 2011, o Banrisul registrou lucro líquido de R$
904 milhões, crescimento de 22% ante 2010. O patrimônio líquido atingiu R$ 4,4
bilhões, com o total de R$ 38 bilhões em ativos. A rede de atendimento é
constituída por 442 agências no Rio Grande do Sul e 25 em Santa Catarina, com a
previsão de abertura de mais 50 unidades ainda neste ano.
A base de cartões de crédito nas bandeiras Visa e Mastercard
encerrou o último ano com alta de 38,31% na comparação com o final de 2010,
para o total de 424,519 mil plásticos. No período, foi movimentado o total de
R$ 1 bilhão em 14 milhões de transações, o que corresponde a uma expansão de
36,11% e 35,63%, respectivamente.
Segundo o diretor-comercial do Banrisul, Jone Pfeiffer, a base
ainda é pequena, pois durante muito tempo o foco do banco estava no
desenvolvimento da bandeira própria, Banricompras, mas que houve a demanda
pelas demais bandeiras, o que definiu a nova estratégia de negócio. "Agora
temos esse incremento para dobrar a base".
Antes do atual lançamento do cartão de crédito Banrisul
Mastercard Platinum, a instituição financeira já oferecia para os clientes de
alta renda a linha Gold. No entanto, Pfeiffer esclareceu que o produto não
atendia a todas as demandas do mercado.
A expectativa para os próximos meses está em atender de 80
mil a 100 mil clientes da base total, que soma cerca de 3,2 milhões.
"Fizemos um corte de clientes com renda a partir de R$ 7 mil e de 80mil a
100 mil estão aptos a receber esta oferta, que devemos iniciar já com o envio
de mala-direta", disse o diretor-comercial.
De acordo com a superintendente-executiva para unidade de
cartões de crédito e débito do Banrisul, Darcila Cezar, o gasto médio mensal
esperado está em R$ 2 mil. "O retorno não está no pagamento da anuidade,
mas sim no retorno dos ganhos e estamos otimistas".
A anuidade será de R$ 280, mas o plano inicial de vendas
será agressivo, segundo Darcília, com isenção da primeira anuidade e adicional
gratuito para novos clientes. "Também há o Programa Banriclube de
Vantagens, no qual o cliente acumula 1,5 ponto a cada dólar em compras para
trocar por milhar aéreas, prêmios ou desconto que varia entre 25% e 100% na
anuidade seguinte. Dessa forma, o cartão poderá ser sempre gratuito".
Caracterizado pelos benefícios extras, os cartões para a
alta renda concentram serviços de concierge (reservas em hotéis, restaurantes,
etc.), troca de milhas com companhias aéreas, seguros para viagens, entre
outros. Além destes já disponíveis pela Mastercard, a superintendente-executiva
acrescentou que o Banrisul Mastercard Platinum terá vantagens extras, como a
cobertura de perda e roubo para compras realizadas até 72 horas antes do
informe a central de atendimento. Outro diferencial está na personalização do plástico
com o símbolo dos times de futebol Internacional ou Grêmio.
Cartão Empresas
Com o objetivo de atender a demanda de crédito rápido das
empresas, o Banrisul lança até o final do segundo semestre o cartão de crédito
empresarial. O diretor-comercial Jone Pfeiffer afirmou que o produto será
destinado para todos segmentos, das pequenas às grandes companhias.
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