18 de set. de 2011

POPULAÇÃO ESTÁ MAIS DISPOSTA A FAZER TRANSAÇÕES FINANCEIRAS POR CELULAR

portal InfoMoney 15/09/2011

Usuários de dispositivos móveis mostraram, em 2010, que estão mais confortáveis em utilizar seus aparelhos em transações financeiras do que estavam dois anos antes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela KPMG em 2010 com cerca de 5.627 consumidores de 22 nações, se em 2008 14% dos usuários se sentiam confortáveis com esse tipo de transação, em 2010 o volume subiu para 34%. Entre os que se sentem desconfortáveis, o percentual caiu de 47% em 2008 para 38% em 2010.

Principais operações

As operações financeiras em questão são as de internet banking, pagamento de contas eletrônicas e e-commerce. Já as principais preocupações dos usuários dizem respeito à segurança e privacidade, mas eles estão conseguindo superar isso, passando a utilizar mais seus aparelhos.

A pesquisa ainda revelou que quase a metade dos entrevistados (46%) afirmou ter utilizado o celular para alguma transação bancária no ano passado. Em 2008, apenas 19% haviam respondido o mesmo.

Dos que utilizaram seus aparelhos para transações bancárias, 5% afirmam que fazem com periodicidade praticamente diária, 12% utilizam cerca de uma vez por semana, 13%, apenas uma vez por mês e 8% fazem apenas algumas vezes em um período de seis meses.

Regiões em destaque

A pesquisa também constatou que as diferenças regionais influenciam no comportamento dos usuários. Na região que contempla a Ásia e o Pacífico, onde os telefones móveis prevalecem, houve mais adoção do aparelho para as transações bancárias, com 44% de sua população afirmando que usaram o aparelho com fins financeiros pelo menos uma vez ao mês.

A porcentagem é sensivelmente superior aos 26% da população que afirmou fazer o mesmo na Europa Central e Oriental, aos 15% na EMA (Europa, Oriente Médio, África e Índia) e aos 13% nas Américas.

A idade também parece influenciar o comportamento das pessoas, quando o assunto é transação financeira via celular. O número de usuário com 54 anos ou menos que usaram seus telefones para uma transação financeira mais que duplicou entre 2008 e 2010.

Assim como em pesquisas anteriores, os mais velhos ainda parecem menos dispostos a usarem os celulares para tal fim. O volume, no entanto, está aumentando, já que 18% dos que têm 55 anos ou mais afirmaram usar o celular com fins financeiros em 2010 e, em 2008, o percentual era de 12%.

O 'm-commerce' também se expande

Assim como as pessoas passaram a usar mais os celulares para fazer pagamento, elas também estão comprando mais por dispositivos móveis, atividade conhecida como ‘m-commerce’ (m significando mobile - móvel).

A porcentagem dos consumidores que compram por celular passou de 10% em 2008 para 28% em 2010. A região da Ásia e Pacífico foi a que liderou esse movimento de compras por celular, com 41% afirmando que usam seus aparelhos para comprar.

No m-commerce a idade também parece influenciar o comportamento. Consumidores mais jovens, em todos as localidades do mundo, são os que mais compram com celulares. Entre os que têm de 16 a 24 anos, 28% afirmaram que já utilizaram o celular para compras, enquanto, entre os que têm de 25 a 34 anos, 31% já fizeram isso. Já entre os que têm de 35 a 44 anos, o volume foi de 31%. Já entre os que têm 55 ou mais, apenas 4% já fizeram uma compra com o celular.

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