portal InfoMoney 09/09/2011
Para 2011, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) tem como meta ampliar a gama de serviços do sistema DDA (Débito Direto Autorizado), tornando possível o pagamento de faturas de cartões de crédito e condomínios.
Lançado em novembro de 2009, o DDA permite que os clientes de instituições financeiras acessem eletronicamente, por internet, telefone ou caixas eletrônicos, suas contas a pagar. Assim, sem necessidade de gerar o boleto bancário impresso, as pessoas podem pagar suas contas ou mesmo agendar o pagamento.
Superando expectativas
Até o momento, os interessados podem pagar apenas boletos de cobrança (fichas de compensação), mas a federação pretende estender esse serviço. Em 2010, o sistema DDA mostrou ter superado as expectativas em termos de adesão. No ano passado, foram 5,2 milhões de clientes cadastrados e 225,3 milhões de boletos gerados.
O sistema foi desenvolvido pela Febraban, ABBI (Associação Brasileira de Bancos Internacionais), ABBC (Associação Brasileira de Bancos Comerciais e Múltiplos), Asbace (Associação Nacional de Bancos) e processado pela CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos).
Impacto ambiental
Além de facilitar os pagamentos e ajudar os clientes a colocarem suas contas em ordem, o DDA representa um forte impacto sobre o meio ambiente. Isso acontece porque a utilização dos meios eletrônicos substitui a necessidade de utilização de papel.
Apenas no primeiro ano de utilização, estima-se que 374.400 árvores deixaram de ser cortadas, proporcionando ainda uma economia de 1 bilhão de litros de água e de 46 milhões de KW/hora de energia elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário