portal Executivos Financeiros 06/09/2011
Em 2010, o banco Itaú registrou crescimento de 26% na base de clientes desse segmento e de 17% nas operações de financiamento. No mesmo período, os volumes de serviços de cobrança e de pagamentos apresentaram crescimentos de 68% e 52%, respectivamente.
“As perspectivas de crescimento para o mercado de transporte de passageiros para os próximos anos são positivas. A área Empresas do Itaú registra um aumento na demanda por linhas de crédito voltadas para renovação de frotas e para investimento em projetos de infraestrutura de mobilidade urbana. Para garantir a melhor solução, o Itaú continuará a investir em assessoria financeira especializada e no desenvolvimento de produtos e serviços específicos para o setor”, afirma o diretor de Produtos Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco, Carlos Eduardo Maccariello.
Dentre os serviços oferecidos pelo Itaú para esse tipo de empresa, o destaque é o Gerenciamento do Fluxo de Bilhetagem Eletrônica, lançado no primeiro trimestre. A solução possibilita às empresas controlar o fluxo de caixa, acompanhar o repasse de recursos dos consórcios de transporte de passageiros para suas afiliadas e realizar a gestão da bilhetagem eletrônica desde a emissão dos bilhetes, passando por sua distribuição até a recarga dos cartões (vale transporte eletrônico), que ocorre de maneira automática. Todo o processo é feito via troca de arquivos eletrônicos, o que permite às empresas realizar a gestão de maneira prática e segura.
Outro benefício importante para as empresas é que elas podem contar com acesso a linhas de crédito com garantias dos recebíveis do Vale Transporte e também um fluxo ágil para financiar a aquisição de novos veículos com Repasses do BNDES. Os passageiros também são beneficiados, pois, além dos pontos tradicionais para comprar ou retirar o Vale Transporte, passam a contar com a rede de agências do Itaú para realizar a operação.
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