portal Valor Online 13/09/2011
O Banco Rendimento vai aproveitar sua experiência de quase uma década no negócio de cartões pré-pagos para oferecer soluções nesse segmento a outras instituições financeiras. Para tanto, acaba de constituir a administradora de cartões Agillitas, que inicia suas atividades com cerca de um milhão de plásticos já emitidos.
Esses cartões deverão movimentar neste ano R$ 1,1 bilhão - recursos a serem carregados nos plásticos -, segundo projeções da empresa. Em 2012, a expectativa é de que esse volume cresça para R$ 1,5 bilhão. "A tecnologia do cartão pré-pago é diferente da do débito e do crédito. Temos um sistema pronto para ser implementado de forma rápida", diz Roger Ades, diretor-geral da Agillitas, que vai começar a oferta do produto pelos grandes bancos de varejo.
A empresa vai trabalhar com todo o portfólio de pré-pagos do grupo, como cartões-presente ("gift cards") e de viagens internacionais - o Banco Rendimento é, atualmente, o maior emissor do cartão Visa TravelMoney -, além de futuros lançamentos previstos ainda para este ano. Há grande expectativa em torno do uso do cartão pré-pago como um instrumento de inclusão financeira no Brasil, já que o plástico pode ser utilizado por consumidores que não têm vínculo (conta corrente) com um banco.
As iniciativas nesse campo, porém, ainda são incipientes. O mercado brasileiro potencial de pré-pagos é estimado em US$ 12 bilhões. Nos Estados Unidos, onde esse meio de pagamento eletrônico já está consolidado, uma pesquisa da Mercator Advisory Group divulgada no fim de 2010 revela que esse mercado dobrará de tamanho nos próximos três anos, atingindo US$ 672 bilhões.
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