portal Cardnews 05/09/2011
Seguindo a tendência de crescimento do uso do cartão de crédito pela classe média*, o comércio de pequeno e médio portes de Santa Catarina aposta cada vez mais nos cartões de crédito próprios, os chamados private label ou cartão de loja.
Uma mostra disso está nos resultados registrados pela bandeira PlenoCard, da Connex Administradora de Cartões, de Florianópolis, empresa que desenvolve e implanta private label para pequenos e médios lojistas.
Cerca de 60 empresas já se tornaram emissoras de cartões private label utilizando a bandeira PlenoCard, totalizando 800 lojas e 150 mil portadores de cartões.
De acordo com a PlenoCard, somente este ano foram fechados 15 novos emissores, totalizando 50 lojas. "O consumo médio por clientes é de R$ 308”, informa o diretor comercial da Connex Administradora, Ivar Biscaro. Ele explica que o private label está focado nos setores de confecções e calçados, móveis e eletroeletrônicos, materiais de construção, além de supermercados e farmácias.
Estratégia - O trabalho tem sido direcionado a lojistas do interior, principalmente de Santa Catarina e Paraná. Segundo Ivar, estes comerciantes de menor porte têm encontrado nas soluções PlenoCard a possibilidade de ter o próprio cartão.
“O PlenoCard diferencia-se em relação ao mercado pois possui a possibilidade de implantar o cartão de cada emissor de acordo com sua necessidade”, diz o executivo.
Ivar destaca que a empresa passa a contar com uma série de vantagens quando passa a emitir o próprio cartão. "A principal delas é a garantia de pagamento, já que em muitos casos, estas lojas menores trabalham com carnê ou cheque", esclarece.
Os empresários ganham ainda com a fidelização dos clientes, acesso a informações sobre o seu comportamento de consumo, o que possibilita planejar, por exemplo, ações de marketing, e tem ainda a possibilidade de oferecer um parcelamento maior na hora da venda.
O resultado é um cliente mais fidelizado e que gasta mais.
Vendas e inadimplência - Os lojistas que já possuem o cartão implantado registram, em média, um crescimento entre 15% e 30% nas vendas, e sem risco de inadimplência.
Um dos argumentos da PlenoCard é que para ter o seu próprio cartão o lojista não precisa gastar muito e “o único custo é com a impressão dos cartões que serão entregues aos clientes”.
Otimização e adaptação - O PlenoCard se adapta a qualquer meio de captura existente no estabelecimento (POS, TEF, SITEF, WEB E MOBILE), não sendo necessário nenhum tipo de novo investimento por parte o empresário. "Buscamos otimizar a estrutura de captura já existente nos estabelecimentos de modo a reduzir estes custos, além de oferecer alternativas de captura via web que tem agradado a muitos lojistas. A idéia é não onerar os estabelecimentos com novos custos fixos", explica Ivar.
Já para os consumidores, as vantagens são o crédito pré-aprovado e um meio de pagamento disponível para todos os segmentos, já que o cartão com bandeira PlenoCard pode ser utilizado para compras em toda a rede credenciada.
*Segundo pesquisa divulgada recentemente pelo instituto Data Popular, a classe média brasileira –composta por cerca de 104 milhões de pessoas– tem um potencial de consumo de R$ 1 trilhão por ano. O estudo ainda apontou que 59,1% dessas pessoas possuem cartão de crédito.
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