portal IDG Now! 13/09/2011 - Renato Rodrigues
Menos de 7% dos brasileiros usam o celular para serviços financeiros/bancários, aponta uma pesquisa divulgada pela Acision nesta terça (13) na Futurecom 2012. Os principais usos são consulta de saldo, transferências e pagamentos de contas.
O estudo aponta que, principalmente devido à adoção crescente de smartphones e minimodems 3G, as pessoas estão mais familiarizadas com o uso de dados móveis e serviços financeiros.
Os chamados Serviços de Valor Adicionado (VAS) representaram 18% das vendas das operadoras no primeiro trimestre, chegando a 2,14 bilhões de reais.
A pesquisa também mostra que os usuários de celular têm uma elevada expectativa de uso dos aparelhos em substituição ao cartão de crédito (71%) e para consulta a saldos e movimentação de contas (66%). A maior restrição para o não uso é medo/desconhecimento em relação à segurança.
Os dados sustentam que a tendência de crescimento de utilização dos serviços se confirmou: houve um aumento do uso - ainda que centralizados em poucas opções, tais como consulta a saldos e transferências. “O Brasil ainda encontra-se atrasado em relação a outros países quanto ao uso de telefonia celular para fins bancários”, disse Jorge Leonel, Vice-Presidente da Acision.
Os principais serviços bancários no celular podem ser agrupados, simplificadamente, em quatro grupos, compondo o chamado “Mobile Money”: pagamento de compras pelo celular (mobile payments), substituindo dinheiro e cartão de crédito; pagamento por meio de crédito armazenado no celular (mobile ticketing); acesso a contas bancárias (mobile banking); e transferência de montantes financeiros entre celulares(mobile money transfer).
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