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Menos da metade de todos os portadores de cartões de crédito têm um cartão private label mas, segundo dados da mais recente pesquisa Cardbeat do Auriemma Consulting Group, os que possuem este tipo de plástico são mais propensos a rotineiramente utilizar o crédito rotativo do que os consumidores que contam apenas com cartões de uso geral.
Titulares de cartões de marca própria somam transações mensais de menor valor, na comparação com os portadores de cartões de uso geral, mas os que carregam diversos cartões e utilizam suas linhas de crédito rotativo costumam ser mais fieis e ter hábitos de comportamento mais estáveis. Consequentemente, os portadores de cartões private label são, em geral, "uma população rentável, alvo dos emissores de cartões tanto para aquisição quanto para oferta de cross-sell", disse o Auriemma no relatório.
Os programas de cartões private label costumam ter requisitos mais flexíveis, em razão das estratégias promocionais no relacionamento entre varejistas e consumidores. Por consequência, também tendem a ser mais arriscados e sujeitos a maiores perdas. No final de junho, a média de perdas nos cartões de crédito private label foi de 9,45%, 312 pontos base acima da taxa de 6,33% nos cartões de crédito de uso geral, de acordo com a Fitch Ratings.
O Auriemma realizou sua pesquisa on-line com 402 portadores de cartões de crédito dos Estados Unidos durante o mês de julho.
Portadores de cartões de crédito como um todo tendem a alocar 48% de seus gastos anuais com cartão nos cartões de crédito, 32% em cartões de débito, 14% em cartões de loja e 6% em cartões de pagamento (exigem liquidação integral a cada fatura mensal), segundo dados da pesquisa.
Pouco menos da metade (47%) de todos os portadores de cartões de crédito tem um cartão private label. Entre os entrevistados, os cartões de marca própria mais comuns são os das lojas de departamento Kohl (20%), JC Penney (18%), Macy (18%), Sears Holdings (14%) e das redes Best Buy (10%), Home Depot (9%) e Wal-Mart (7%).
Os entrevistados tiveram gastos mensais de US 527 com os cartões de crédito de uso geral em comparação com US$ 106 nos cartões private label. No financiamento, o saldo médio foi de US$ 1.486 no cartão de crédito de uso geral, versus US$ 549 no cartão de marca própria. A média mais baixa nos cartões de loja não surpreende porque estes, em geral, têm limites de crédito mais modestos. Enquanto os cartões de uso geral oferecem limite de crédito médio de US$ 7.094, nos cartões private label a média é de US$ 2.995, segundo os dados apurados pelo Auriemma. A pesquisa também reportou que cerca de 60% dos que utilizavam o crédito rotativo em seus cartões de uso geral também o faziam em seus cartões de uso restrito.
O Auriemma descobriu que, uma vez feito uso do rotativo, o hábito se incorpora ao comportamento do consumidor e ele fará uso do financiamento várias vezes como um estilo de vida. Em torno de 49% dos entrevistados disseram que, nos últimos 1 a 4 anos, jamais liquidaram suas faturas pelo total, em qualquer dos tipos de cartão de crédito.
Promoções e descontos em mercadorias são os principais incentivos para os entrevistados usarem seus cartões private label. Cerca de 38% dos portadores destes cartões citaram os descontos como o incentivo mais contundente para o uso do cartão de loja, enquanto 34% mencionaram os programas de recompensas e outros 34% falaram de uma promoção especial. Cerca de 24% manifestaram a predileção por um varejista em particular como o seu principal motivo para usar o cartão da loja e 13% citaram a disponibilidade de financiamento em condições especiais.
A maioria das contas de cartões private label são abertas no ponto de venda, de acordo com os dados da pesquisa. Ofertas pela internet respondem por 23% das adesões e formulários por mala direta resultam em 9% das originações.
Os entrevistados disseram que a taxa de juros em seu cartão private label mais utilizado ficou em cerca de 15,8%, 280 pontos base acima da taxa de juros típica de 13% em seu cartão de crédito de uso geral usado com maior frequência
Relativamente poucos respondentes disseram cancelar seus cartões de crédito, mas são ainda menos propensos a cancelar um cartão que seja de marca própria. Aproximadamente 7% dos entrevistados relataram ter cancelado um cartão de crédito de uso geral em comparação com 3% de cancelamentos no cartão de marca própria.
Entre os entrevistados que cancelaram um cartão de marca própria no ano anterior, 40% citaram uma taxa de juros elevada como a razão.
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