redação Serfinco 14/10/2010
O britânico Barclays Bank fechou acordo com a empresa de telecomunicações Safaricom para oferecer aos seus correntistas quenianos os serviços de dinheiro móvel M-Pesa.
O banco é o oitavo parceiro da Safaricom como agente ou super agente. Os correntistas podem depositar e retirar dinheiro usando seus celulares, enquanto os agentes do M-Pesa que trabalham com o Barclays também podem usar o sistema para negociar o float para suas operações diárias.
Michael Joseph, diretor executivo da Safaricom, faz um alerta aos bancos que não aderirem a serviços de m-payment como os do M-Pesa: "A não ser que os bancos mudem e adotem essa tecnologia, não haverá nada que lembre um banco de varejo daqui a 10 anos."
Adan Mohamed, diretor de marketing do Barclays na região Leste e Oeste da África, diz que "além de atender as necessidades dos clientes, mesmo nos mais baixos níveis de renda, a prestação de serviços através do celular é onde está ocorrendo a verdadeira inovação e desenvolvimento da indústria de serviços financeiros. "
Lançado no Quênia em 2007, o M-Pesa afirma possuir, atualmente, mais de 12,5 milhões de clientes e cerca de 20 mil estabelecimentos funcionando como agentes em todo o país. Hoje o serviços já opera em outros países, incluindo África do Sul e Ilhas Fiji e já inclui uma conta remunerada de poupança, M-Kesho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário