jornal Brasil Econômico 21/10/2010 – Thais Folego
A relação do varejo com os bancos está se estreitando cada vez mais quando o assunto é emitir cartão de crédito. Para o varejo, é uma fonte de receita extra. Para o banco, uma forma de acessar um cliente que muitas vezes ele não consegue alcançar pelos canais bancários tradicionais. Ha seis anos nesse mercado, o Bradesco acabou de fechar parceria com o Grupo Mateus, uma rede de supermercados do Maranhão, para o lançamento do cartão de crédito Private Label Mateus, que estará disponível nas bandeiras Visa e Mastercard. "Esse negócio reforça nossa presença no Nordeste, onde já temos parcerias importantes com o varejo, como a rede Explanada e os supermercados GBarbosa", diz Wagner Aguado, diretor de Private Label do Bradesco. Nas 23 lojas do Grupo Mateus (sendo 12 em São Luís e as demais no interior do estado) serão distribuídos, além dos cartões, outros produtos e serviços do Bradesco: crédito pessoal, títulos de capitalização, seguros e serviços de correspondente bancário.
O Bradesco tem parcerias no varejo com Casas Bahia, C&A, com as Lojas Colombo, Lider, entre outros. "São mais de 20 parcerias incluindo o Ibi", lembra Aguado. Ao todo, são mais de cinco mil pontos de vendas espalhados pelo país e cerca de 40 milhões de cartões private label puro (só usados dentro da loja) ou híbridos (com bandeira, podendo ser utilizados em vários estabelecimentos) emitidos com o varejo.
Há varejistas, porém, que escolheram ofertar produtos financeiros em seus balcões sem parcerias com instituições financeiras, casos de Renner e Pernambucanas. Mesmo assim elas são vistas pelos bancos como possíveis parceiras.
"Existem grandes redes que estão nesse processo sozinhas, mas como tendência de mercado podem se tornar parceiras no futuro", comenta Aguado.
Fora os grandes varejistas, cuja maioria já tem seus parceiros para emissão de cartões, também há oportunidades para os bancos em médios varejistas. "Há uma mudança no comportamento dos bancos em relação ao varejo. Hoje fazemos cursos dentro e fora do país para falar a linguagem do varejo, não o contrário", diz o diretor do Bradesco.
Na outra ponta, a participação dos cartões de crédito nas vendas dos estabelecimentos tem ganhado uma importância grande, em alguns casos representando mais de 50% de participação no faturamento. Segundo levantamento feito por No Vieitas, diretor da Abecs e presidente da Hipercard em relatórios de varejistas, a participação do plástico, (incluindo o private label) nas vendas da Renner chega a 79%.
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