redação Serfinco 20/10/2010
Três bancos brasileiros e dois chineses colocaram-se entre os 10 maiores emissores de cartões do mundo, segundo uma pesquisa feita pelo Lafferty Group, citada pelo Financial Times.
O JP Morgan, com 96 milhões de cartões, continua a liderar o ranking, mas o chinês ICBC, o primeiro no ranking dos que mais crescem, aproxima-se rapidamente, com 54 milhões de plásticos. Os brasileiros Itaú-Unibanco, Bradesco e Banco do Brasil e o sino China Merchants Bank completam a lista de instituições de países emergentes que escalam posições globais.
As mudanças no quadro global são resultado do rápido crescimento do crédito nos países emergentes e, em contrapartida, da redução da procura nas economias avançadas. Os líderes ocidentais do ranking - JPMorgan, Bank of America e HSBC – informaram quedas expressivas no número de cartões em 2009.
O crescimento nos países emergentes, até o momento, ainda não compensam a retração nas maiores economias. O volume total de transações com cartão caiu 2% no ano passado, para US$ 4,487 bilhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário