redação Serfinco 12/10/2010
A Sterling Commerce revelou as conclusões de um novo estudo de varejo sobre as preferências e atitudes dos consumidores nas compras através de dispositivos móveis. A pesquisa revela que os consumidores usam os celulares para colocar seus pedidos de compra, tornado seus deslocamentos para recolher as mercadorias em vários lugares mais convenientes, alegação feita por 17% dos respondentes.
O levantamento feito de forma independente, com mil consumidores do Reino Unido, atesta que 87% esperam uma experiência de compra sem tropeços e inconsistências quaisquer que sejam as marcas das mercadorias adquiridas e os canais de compra utilizados. No entanto, quando o processo é realizado através de dispositivos móveis, o consumidor espera do equipamento muito mais que uma ferramenta de conexão com o ponto de venda mas uma via de apoio de toda a experiência de compra:
• Mais da metade (53%) considerou como "importante ou muito importante" a capacidade de usar seu telefone celular enquanto fazia compras para verificar a disponibilidade do produto em uma determinada loja.
• 19% dos consumidores usam seu telefone na loja para pesquisar preços do item em concorrentes.
• 19% atualmente usam seus telefones para criar listas ou cestas de compras.
• Quase dois terços (64%) estão interessados na possibilidade de utilizar o celular para procurar e comprar itens, permitindo-lhes dispensar a passagem por checkout.
• 23% dos compradores acreditam que receber ofertas e promoções (tais como cupons) em seu celular facilitaria o processo de compra , mas 66% não se sentem confortáveis com a recepção de publicidade e promoções em seus telefones.
"Os varejistas devem reconhecer que o celular tem um papel importante a desempenhar nas suas estratégias de cross-channel", disse David Hogg, executivo da Sterling Commerce. "O celular oferece comodidade aos clientes, fazendo com que seja um canal essencial. Mas os varejistas precisam entender que o dispositivo móvel transcende uma simples ferramenta de compras, sendo capaz de aumentar a fidelidade, prestar assistência aos clientes e, quando usado corretamente, permite ações direcionadas de marketing, baseados nos hábitos de consumo dos clientes”.
Os consumidores parecem ansiosos em utilizar seus celulares na localização de produtos em lojas próximas, para a comparação de preços, em buscas, nos pagamentos e no recebimento de promoções. No entanto, 71% dos consumidores ainda não se sentem confortáveis em fazer compras no seu celular. Os três principais inibidores citados são:
• 41% acham a tela muito pequena.
• 37% entendem que é difícil visualizar o produto como um todo.
• 30% ainda temem pela segurança do canal.
"Muitos consumidores consideram um desafio fazer suas compras em um dispositivo móvel", continuou Hogg, "Devido à natureza do aparelho e à tela pequena, o varejista precisa adaptar seus conteúdos. Não é suficiente contar com uma versão miniaturizada do já existente site de comércio eletrônico. Cerca de 70% dos compradores entrevistados disseram que gostariam de baixar e usar um aplicativo que lhes permitisse comprar em vários sites, em vez de ficar alternando entre vários aplicativos de várias lojas”.
"Os aplicativos devem ser concebidos para tornar as compras mais eficientes e mais atrativas. Há também uma oportunidade para os varejistas realizarem ações de marketing direcionadas com base no histórico de compras do consumidor, com promoções que utilizam a interface móvel para exibir cupons ou códigos de barras. As ofertas podem ser facilmente enviadas na forma de mensagens e transportadas ao ponto de venda, onde são escaneadas e capturadas. "
Os pontos levantados na pesquisa da Sterling Commerce serão explorados em evento (Mobile Retailing Masterclass - Using mobile technology to optimise the customer experience and provide the ultimate convenience) que ocorre em Londres no próximo dia 21 de outubro.
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