16 de out. de 2010

CITI AUSTRÁLIA AFIRMA TER PRATICAMENTE ELIMINADO A FRAUDE ON-LINE

redação Serfinco 16/10/2010

O Citi, na Austrália, reduziu as taxas de fraudes on-line a "quase zero", com o uso de autenticação de dois fatores. Agora, o banco se prepara para estender o sistema de autenticação também a seus clientes de serviços móveis.

Falando a repórteres locais, o diretor-executivo Roy Gori alegou que ele não consegue se lembrar de um único caso de fraude on-line entre os seus 200 mil clientes de internet banking ao longo dos últimos 12 meses.

O sistema de segurança empregado pelo Citi engloba a entrada de uma identificação do usuário antes da digitação de senha em teclado dinâmico na tela e da resposta a uma pergunta de segurança pré-determinada.

Gori disse aos jornalistas que o plano do banco era o de ser o "mais inteligente, de modo que os fraudadores fossem atrás dos estúpidos" e que o sistema está sendo estendido aos seus clientes de mobile banking.

Além disso, o Citi na Austrália está testando biometria de voz, disse Gori, sem revelar o nome do fornecedor da tecnologia. A ferramenta poderá ser disponibilizada a ‘early adopters’, selecionados entre os usuários de serviços bancários por telefone, no prazo de três meses.

Em Cingapura, o Citi abandonou, em 2008, um sistema de segurança baseado em tecnologia biométrica por impressão digital mas Gori afirma que a biometria de voz é muito mais precisa. Seu concorrente, o NAB (National Australia Bank) introduziu o sistema para seus clientes de serviços bancários por telefone no verão passado.

Nos Estados Unidos, em uma enquete recente – realizada pela Unisys via internet – , 63% dos participantes votaram na biometria por impressão digital como o método mais seguro para provar a identidade do usuário do cartão de crédito. Outros 20% escolheram a alternativa foto; 13% optaram por senha e 6% votaram em assinatura de próprio punho.

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