11 de out. de 2010

GLOBALIZAÇÃO DOS CARTÕES DE TRANSPORTE EM ESTUDO

redação Serfinco 11/10/2010

As entidades de transporte coletivo nas principais cidades ao redor do mundo estão considerando uma unificação dos sistemas de bilhetes, permitindo às pessoas a utilização de cartões bancários sem contato para pagar por viagens em qualquer parte do mundo. A notícia foi veicula pelo jornal inglês Daily Telegraph (http://www.telegraph.co.uk/travel/travelnews/8046477/Smart-travel-card-to-ease-global-travel.html).

A Transport for London (TfL) já planeja aceitar cartões de crédito e de débito com tecnologia contactless como alternativa ao cartão de transporte Oyster, embora ainda não exista uma data para a migração total para fora do sistema atual.
O programa de notícias de TV Tonight London apresentou uma reportagem (http://www.itv.com/london/end-of-oyster45383/), baseada em parte de uma reunião do conselho da TfL, em que revela que os ônibus londrinos serão equipados para aceitar cartões bancários já no início de 2012, com o metrô seguindo o mesmo caminho ainda naquele ano.

Photo: Daniel Jones
A mudança para cartões de banco, ou telefones celulares, vem sendo uma tendência da TfL, com a extinção do Oyster sendo pensada desde outubro de 2008. No ano anterior, a Barclaycard havia lançado seu cartão OnePulse, que combinava função de débito e a função de transporte do Oyster. O produto foi concebido para tornar o transporte mais conveniente e para reduzir custos da TfL, que paga comissão aos operadores do Oyster.

Neste meio tempo, o Daily Telegraph afirma que a TfL está conversando com empresas de transportes nos EUA, na Austrália e na Europa sobre formas de harmonização de sistemas, o que permitiria aos viajantes de Londres usarem seus cartões de banco para viajar no metrô de Paris ou de Nova York.

Nenhum comentário: