26 de out. de 2010

ÁFRICA DO SUL PLANEJA HARMONIZAÇÃO DE PAGAMENTOS NO ESTILO SEPA

redação Serfinco 26/10/2010

Um projeto executado pelos bancos centrais dos 15 estados-membros da Comunidade de Desenvolvimento Sul Africano (SADC) visa concluir, em dois anos, um projeto-piloto de harmonização das infraestruturas de pagamento dos quatro países que utilizam o rand como padrão monetário.

As informações sobre o programa partiram de Tim Masela, do South African Reserve Bank, em painel no evento Sibos, que este ano está acontecendo em Amsterdã. O painel abordava a influência do modelo SEPA em iniciativas de pagamentos em todo o mundo. Segundo Masela, a experiência na Europa tem sido muito útil, principalmente nas questões legais.

Em uma fase posterior, acrescentou Masela, a proposta é estender o projeto para um grupo mais amplo da SADC, com a criação de uma moeda única para a região, embora isto só deva ocorrer depois de 2018. Mesmo em data distante, o importante é que qualquer nova plataforma de pagamento que seja desenvolvida já deve estar apoiada neste conceito.

Inicialmente, o grupo de bancos liderados pelo South African Reserve Bank planeja executar um piloto que exija um mínimo de investimentos, procurando integrar as atuais infraestruturas bancárias e de pagamentos na África do Sul, Namíbia, Suazilândia e Lesoto. A ideia é garantir que todas as transações transfronteiras possam ser processadas sem grandes alterações nos sistemas. Ainda assim, essa etapa deve levar dois anos para ser realizada.

Na segunda fase, uma vez que a integração e a escala de operações tenham se mostrado válidas, o grupo vai procurar construir novas plataformas compartilhadas, que poderão servir não só aos quatro países-pilotos, mas a todos os membros do SADC. Isso provavelmente levará mais três anos, segundo Masela.

O fase final trataria da eliminação de quaisquer entraves para operações bancárias entre fronteiras, independentemente do local sede dos bancos, o que demandará consideráveis mudanças jurídicas e vontade política.

Nenhum comentário: