jornal Diário do Nordeste (CE) 24/10/2010 – Cristiane Bonfim
Trabalhar unido sem deixar de afirmar os próprios diferenciais tem sido um princípio aplicado por experiências associativistas de sucesso no ramo dos supermercados e mercadinhos no Ceará. Ou seja, as estratégias de mercado são coletivas, mas cada loja mantém sua identidade.
É assim que acontece na Super Rede, uma associação que reúne oito empresas cearenses de supermercados, ou na Associação dos Mercantis Iguatuenses (Rede Amig), formada por 16 lojas no município do Centro Sul do Estado.
A chegada de grandes grupos nacionais e internacionais do setor de supermercados ao Ceará, provocou, em 1991, a união de varejistas locais e o surgimento do que hoje é uma das maiores redes do segmento no Brasil.
"Era uma questão de sobrevivência conseguir concorrer com os grandes e comprar conjuntamente. Cada um, em vez de olhar para o próprio umbigo, passou a ter de olhar para fora", diz o superintendente da Super Rede, Paulo Ângelo Cardillo.
Com 50 lojas em 12 municípios do Ceará, das quais 70% na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), eles traçam ações conjuntas de compra, venda e promoção. A união de empreendedores pequenos e médios criou uma estratégia grande. O cartão da Super Rede, por exemplo, tem mais de 100 mil clientes. Por mês, são distribuídos mais de um milhão de tabloides da rede, que tem sete mil funcionários. No ano passado, os associados alcançaram faturamento acima de R$ 1 bilhão. A expectativa é crescer pelo menos 15% no ano em curso.
Foco regional
"Procuramos manter o foco regional e hoje a Super Rede é líder no ranking de centrais de negócios do Brasil", explica Cardillo. Segundo ele, os ganhos na competitividade chegam aos clientes que pagam preços até 10% mais baixos.
Nos primeiros quatro anos, a rede voltou os investimentos principalmente para a parte administrativa, priorizando a troca de informações sobre os processos internos, explica. Depois de 2006, para além de atuar como central de compras, ele vem apostando na profissionalização dos serviços. Um grupo de dez pessoas da rede acaba de voltar de uma das principais feiras mundiais de alimentos, o Salão Internacional de Alimentação de Paris (Sial).
No Interior
A 384 quilômetros de Fortaleza, empresários de Iguatu tomaram a Super Rede como exemplo e criaram, em 2004, a Associação dos Mercantis Iguatuenses. Em menor escala, os objetivos são os mesmos: ampliar o poder de barganha nas compras, investir em treinamento dos cerca de 100 funcionários e conseguir oferecer preços melhores. "É uma relação muito boa. A gente tem quase um vínculo familiar. Nos preocupamos com a qualidade e a eficiência na rede de uma forma geral", diz o presidente da rede de Iguatu, José Cristóvam Filho. Entre os resultados apontados pelo lojista, estão a obtenção de um tratamento diferenciado por parte dos fornecedores e a oferta de uma variedade maior de produtos. "As lojas antes tinham um perfil bem menor. Nas reuniões semanais discutimos sobre negociação, mídia e planejamento", conta.
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