4 de out. de 2010

BARCLAYCARD EXPLORA FUTURO SEM CONTATO

redação Serfinco 03/10/2010

O Barclaycard está decidido a elevar seu investimento em tecnologia sem contato com a introdução de novos formatos, incluindo etiquetas NFC para celulares e pulseiras com dispositivos pré-pagos.

As pulseiras de pagamento sem contato estão sendo concebidas para utilização em eventos, como festivais de música, oferecendo aos frequentadores a modalidade pré-paga.

Assim como outros bancos, o Barclays está lançando adesivos que convertem telefones celulares em dispositivos de pagamento, bem como desenvolvendo aplicativos para m-payment. A expectativa do Barclaycard é de que, dentro de dois ou três anos, os britânicos, assim como os norte-americanos, estarão utilizando regularmente seus celulares para realizar pagamentos.

Para pagamentos móveis, o Barclaycard está trabalhando em parceria com a Orange, provedor de serviços de telecomunicações, e com uma gama de empresas fornecedoras de tecnologias e equipamentos.

Em fevereiro, durante o Mobile World Congress, em Barcelona, o banco fez testes com um sistema que transforma os smartphones em terminais de cartões inteligentes protegidos por senhas. A tecnologia poderia ser usada por vendedores ambulantes e pequenos varejistas e atacadistas. O lançamento comercial deve ocorrer em até 12 meses.

Em outra frente, o Barclaycard está desenvolvendo uma plataforma exclusiva em "cloud" para manter os dados transacionais de pagamentos sem contato e enviar recibos de venda para um telefone celular, em vez de imprimir em papel.

O Barclays tem atualmente oito milhões de cartões sem contato, com funções de débito e de crédito, em circulação no Reino Unido. Toda a sua base de cartões está sendo convertida para o modelo contactless, com os plásticos atuais sendo substituídos à medida em que suas validades expiram.

Nenhum comentário: