portal R7 20/10/2010
Mais de 7 em cada 10 brasileiros usam cartões de débito ou de crédito. Essa forma de pagamento só perde mesmo para o dinheiro entre as mais usadas pelo público, segundo uma pesquisa sobre o setor de cartões feita pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) e divulgada nesta quarta-feira (20).
O levantamento, realizado em parceria com o Datafolha, é um mapeamento do uso desse meio eletrônico de pagamento no país feito a partir de entrevistas com o público e com lojistas. Foram ouvidas mais de 1.916 pessoas e 1.730 estabelecimentos comerciais em 11 cidades (Manaus, Belém, Recife, Salvador, Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre).
Em 2010, mais de 71% das pessoas usavam cartões – o que representa em torno de 17 milhões de pessoas nas 11 capitais. Entre 2008 e 2009, esse percentual não passava de 68%. O crescimento é “expressivo”, segundo a Abecs.
Considerando somente os cartões de débito, houve uma diminuição no uso (caiu de 68% para 66% de penetração entre os consumidores). Por sua vez, o de crédito passou a ser usado por 64% das pessoas neste ano (contra 60% no ano passado). Os cartões de lojas foram de 36% para 31% do ano passado para cá.
Ainda aparecem na lista de preferência de uso dos consumidores a fatura ou boleto bancário (27%), o débito automático (26%), o carnê (19%), o cheque (14%) e os vale benefícios (13%). O dinheiro é usado por 100% das pessoas.
A associação diz que a posse de cartão de crédito e débito ainda é mais forte nas classes mais favorecidas: 91% das pessoas com mais de 18 anos que têm cartão estão no ensino superior, e 83% são das classes A ou B.
Apesar disso, a pesquisa mostra que entre 2009 e 2010, a posse de meios eletrônicos também cresceu nos segmentos menos favorecidos (classes C, D e E). Uma das explicações é o aumento da participação dos cartões de loja.
- São esses públicos que apresentam ainda maior espaço para ampliação do mercado. O cartão de loja é o mais democrático.
Nas classes AB, os meios eletrônicos detêm a preferência (63%). Os argumentos são que os cartões são práticos e seguros. Entre a classe C, o grande benefício é a capacidade de parcelamento (no caso do cartão de crédito). A segurança também aparece entre os maiores argumentos dos lojistas para continuar aceitando esse meio de pagamento.
Na opinião dos consumidores, o lado negativo do uso dos cartões está ligado ao custo.
- Alguns itens ainda geram descontentamento, cabendo destacar as taxas e juros, promoções e alguns aspectos do call center.
A coleta de dados, feita entre os dias 12 de julho a 15 de setembro de 2010, envolveu a aplicação de questionários e a realização de entrevistas com lojistas; os consumidores foram abordados para a pesquisa em grandes centros comerciais.
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