20 de fev. de 2012

NFC PODE CHEGAR AO BRASIL NESTE ANO


portal Executivos Financeiros 23/01/2012

O primeiro serviço de NFC comercial pode começar no Brasil no final desse ano. A informação é do líder do líder do programa NFC para o Brasil, Mustafa Almansur, executivo da GSMA, uma associação global que representa mais de cinco bilhões de conexões GSM E 3GSM.

NFC ou Near Field Communications é uma tecnologia que permite a dois dispositivos sem fio, que estão próximos, transferir pequenas quantidades de dados com segurança. Com essa tecnologia podem ser feitos pagamentos de bens e serviços como bilhetes de transportes, de entretenimento e identificação. Com isso, o celular poderá ser tornar uma carteira móvel.

A GSMA realizou em evento em São Paulo no último dia 18, quando a associação mostrou estar fazendo as primeiras tentativas comerciais. Alguns players disseram ao site RCR Wireless News que esperam a aplicação ainda no final deste ano. A representação da GSMA na América Latina fica no Chile (veja link abaixo).

De acordo com o RCR, a tecnologia GSMA só começou a ficar mais próxima dos operadores brasileiros há seis meses atrás. O programa de venda da tecnologia NFC GSMA tem como foco expandir a colaboração, a interoperabilidade e o desenvolvimento de ecossistema. "Sem o engajamento das operadoras não teremos NFC", disse Almansur. Ele acrescentou que o desenvolvimento é complexo e requer mais de um player para trazer a tecnologia ao mercado.

Nenhum comentário: