21 de fev. de 2012

REDECARD PERDE PARTICIPAÇÃO EM CARTÕES DE CRÉDITO NO ÚLTIMO TRIMESTRE


portal Exame 02/02/2012 - Beatriz Olivon

A Redecard perdeu participação de mercado de cartões de crédito no último trimestre de 2011, segundo relatório do Barclays, assinado por Henrique Caldeira, Roberto Attuch e Roberto Savaris. A participação de mercado da Redecard no segmento de cartões de crédito passou de 41% no último trimestre de 2010 para 37,2% no final de 2011, segundo estimativas do Barclays. Os volumes de crédito aumentaram 9% na comparação anual e o volume de débito, 22% - o que indica ganhos de participação de mercado por parte da Cielo e do Santander.

“(com a entrada de novos players) É natural que os dois players dominantes da indústria cedam share (participação de mercado), mas isso tende a ser mais do que compensado pelo crescimento da indústria”, disse Marcelo Kopel, diretor executivo de finanças da Redecard, em teleconferência com analistas. E a concorrência não para de aumentar. Nessa semana, a Elavon, que opera por meio de uma parceria com o Citibank, realizou sua primeira transação com cartão no Brasil.

“Vamos ver quantos novos entrantes terão um capex de meio bilhão de reais pra fazer sua entrada no mercado”, afirmou Kopel. A Redecard anunciou que planeja investir 500 milhões de reais em 2012 - mais do que o dobro dos investimentos de 2011 - visando ganhar eficiência e expandir a base de clientes.

Resultados

O último trimestre foi sólido, segundo o relatório do Barclays. As perdas em participação de mercado foram o único ponto negativo no trimestre e podem se refletir em menor crescimento no ano de 2012. “Esse trimestre trouxe melhorias significativas em controle de custos e preços de aluguel, em contrapartida de uma rápida deterioração da participação de mercado”, afirma o relatório.

O relatório de Marcelo Henriques e Eduardo Rosman, do BTG Pactual, destacou positivamente os resultados do trimestre – o lucro líquido de 456,9 milhões de reais superou as expectativas do mercado em 14% e a do banco em 12%. A receita operacional líquida de 1,012 bilhões de reais, aproximadamente, veio em linha com as expectativas do banco, segundo o relatório.

No ano, o lucro líquido cresceu 0,3% - assim como em 2010 – e atingiu 1,4 bilhões de reais. A receita operacional líquida cresceu 6,8% sobre 2010 e atingiu 3,6 bilhões de reais. Em 2011 a Redecard completou seu primeiro ciclo de um ano de captura de transações de crédito e débito da bandeira Visa, além da continuidade de captura das demais bandeiras.

Nenhum comentário: