20 de fev. de 2012

PARA VISA, MEIOS DE PAGAMENTOS SÃO FORMA DE INCLUSÃO


portal Executivos Financeiros 20/01/2012

Os benefícios que os pagamentos eletrônicos têm proporcionado aos governos para fomentar a transparência das despesas governamentais, simplificar e acelerar os processos, diminuindo os custos operacionais, foram tema de debate promovido pelo Fórum Visa na semana que passou.

Com o mote "Oportunidades e Desenvolvimento da Inclusão Financeira Através dos Pagamentos Eletrônicos", o debate aconteceu no Hotel Hilton de Santo Domingo e contou com o apoio do Vice-presidente da República Dominicana, Rafael Albuquerque.

A República Dominicana foi pioneira na introdução de um conjunto de iniciativas direcionadas para ajudar pessoas com menos recursos e promover a inclusão social. Nesse processo, os pagamentos eletrônicos entram como facilitadores para os programas de assistência social.

Na República Dominicana, o programa Solidariedad, impulsiona o poder da moeda digital para levar a inclusão financeira aos cidadãos menos privilegiados, atingindo mais de 850 mil pessoas e integrando mais de 4.500 comerciantes não tradicionais à economia formal, segundo informou a Visa.

O país foi escolhido pela Visa como nação anfitriã para um fórum regional devido à bem-sucedida trajetória da República Dominicana na tarefa de estender os serviços financeiros a sua população pouco bancarizada.

Estiveram presentes representantes do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e de representantes dos governos e das instituições financeiras de diversos países latino-americanos.

América Latina

Os programas de assistência social com cartões Visa beneficiam aproximadamente 23% da população da Argentina. Esse percentual corresponde a 7 milhões de pessoas com poucos recursos e a mais de 2 milhões de pessoas que vivem na pobreza, segundo a empresa.

No México, cerca de 20 programas de subsídios e benefícios liderados por governos estatais em associação com alguns dos maiores bancos do país, incluindo Bancomer, Banorte e Banco Azteca, têm a participação da Visa.

Pelo Programa Oportunidades, a empresa também se aliou com o governo federal e o Bansefi , o qual oferece subsídios para a compra de alimentos, levando a segurança e conveniência da moeda digital da Visa para mais de 2 milhões de beneficiários.

De acordo com a Visa, a implementação desses programas de assistência social com a ajuda da tecnologia e dos produtos da Visa tem reduzido as perdas geradas pela distribuição de benefícios em numerário, cheques e dinheiro.

Um processo de crescimento sistêmico da infraestrutura de aceitação está sendo promovido nas comunidades rurais, conta a empresa. Novos consumidores participam da plataforma de pré-pago graças a uma variedade de programas que oferecem novas oportunidades aos comerciantes interessados em aceitar pagamentos eletrônicos.

Paquistão

A Visa aportou eficiência a um programa de benefícios governamentais vital no Paquistão, que é oferecido a famílias deslocadas devido a conflitos armados. Durante o ano de 2009 foram distribuídos 250 mil cartões Visa a famílias refugiadas em acampamentos na zona fronteiriça na província noroeste do país.

Em 2011, a Visa colaborou novamente para distribuir quase 1,5 milhão de cartões Watan Visa, proporcionando um total de USD 314 milhões em assistência em um prazo de três meses.

Ruanda

A aliança com o Governo de Ruanda foi anunciada recentemente, informou a Visa que visa desenvolver soluções locais que utilizarão a tecnologia da telefonia móvel para estender o acesso aos serviços financeiros a consumidores ruandeses e internacionais em todo o país. De acordo com a Visa, esta associação representa uma aliança fundamental para efetivar a promessa do crescimento econômico e da inclusão financeira que os sistemas de pagamento eletrônico podem proporcionar.

Nenhum comentário: