20 de fev. de 2012

ELO ESTREIA EM CARTÕES BENEFÍCIO E PRÉ-PAGO ESTE ANO


jornal Brasil Econômico 23/01/2012 – Ana Paula Ribeiro

Em nove meses e meio de operação, a bandeira Elo já conseguiu colocar na rua 1,5 milhão de cartões de débito e crédito, segundo dados do presidente da empresa, Jair Scalco, com exclusividade para o BRASIL ECONÔMICO. Esse foi o esforço conjunto dos três bancos emissores desses plásticos—Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal — e que também são os donos da bandeira. “Esse número foi atingido na semana encerrada em13 de janeiro. Já ultrapassamos essa marca e temos um plano ambicioso para 2012”, afirma o executivo, sem revelar qual é a meta a ser atingida até dezembro.

A Elo busca números grandiosos desde a sua criação, uma vez que é a união em um negócio de três dos maiores bancos do país, como objetivo de alcançar uma fatia de 15% do mercado de cartões até 2015.

Atualmente, o mercado brasileiro tem 439,6 milhões de plásticos de débito e crédito, segundo a Associação das Empresas de Cartões de Crédito e Serviço (Abecs). Ter 15% disso, portanto, equivale a 66 milhões de cartões, o que mostra o longo caminho da Elo pela frente.

E nessa caminhada a empresa se prepara para iniciar a diversificação de seu leque de cartões. Já neste trimestre, vai lançar os cartões de benefícios voltados para alimentação e refeição. De acordo com Scalco, os testes já foram feitos e agora só falta liberar a emissão aos três bancos.

Já no segundo semestre será a vez do lançamento dos pré-pagos. O executivo explicou que a plataforma irá abrigar vários tipos de cartões com essa funcionalidade e, a partir daí, cada emissor escolhe que estratégia utilizará para explorar esse segmento de plásticos. “Quem vai definir em que mercado vai trabalhar com o pré-pago, se para todo a base de clientes ou um determinado nicho, como cartões presente, é o banco. Nós só oferecemos a funcionalidade.”

Scalco espera também uma maior aceitação da Elo no comércio eletrônico. “As negociações já estão praticamente finalizadas. Acreditamos que nesse semestre a Elo já esteja disponível na grande maioria das lojas virtuais”, diz.

Além de novos produtos, a Elo também prepara uma campanha publicitária e ações de marketing para continuar a divulgação da marca e para os estabelecimentos comerciais que aceitam a bandeira deixarem a opção mais visível ao público.

De acordo com o executivo, em dezembro do ano passado, 200 mil estabelecimentos capturaram transações de cartões com a bandeira Elo. Esses plásticos podem ser aceitos na rede da Cielo, controlada por BB e Bradesco, e que conta com 1,6 milhão de pontos de venda em todo o Brasil. No entanto, o executivo lembra que nem todos receberam a visita de um consumidor que possua o Elo.

Embora a emissão dos cartões tenha se iniciado em abril, as campanhas publicitárias tiveram início apenas em novembro, em junto à Cielo, para esclarecer os estabelecimentos credenciados. Os bancos parceiros também fizeram ações parecidas. “Os nossos números de aceitação estão ainda sem refletir essas campanhas”, considera Scalco.

Fase de consolidação

Nessa primeira fase de expansão da bandeira, a Elo não trabalha para que outros bancos passema emitir a bandeira. Segundo o executivo, isso só será possível após todas as normas, procedimentos e regras da Elo estiverem consolidadas. “Ainda não estamos prontos para ter outros emissores”, diz.

No lançamento do projeto, em2010, os três bancos já apontavam a possibilidade para a emissão do cartões por outras instituições financeiras com o amadurecimento da Elo. Esse poderá ser um diferencial da Elo em relação à Hipercard, bandeira nacional que nasceu no Nordeste e que pertence hoje ao Itaú Unibanco.

Com mais de 10 milhões de plásticos, esses cartões são distribuídos no hipermercado Walmart — que comprou a rede Bom Preço e depois vendeu o Hipercard para o Unibanco.

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