20 de fev. de 2012

MASTERCARD E VISA SE UNEM PARA INCENTIVAR USO DE CARTÃO COM CHIP NOS EUA


portal TI Inside 01/02/2012

A MasterCard e a Visa se uniram em uma campanha para incentivar os varejistas nos Estados Unidos a substituírem seus terminais ponto-de-venda (PoS) que operam somente com cartões de tarja magnética por modelos mais modernos que aceitam cartões com chip. Os cartões com chip utilizam a tecnologia EMV (Europay – Mastercard – Visa), considerada mais segura do que cartões de tarja magnética, já que os dados do cliente são criptografados dentro de um microprocessador.

Nos últimos dois anos, vários bancos e cooperativas de crédito americanos já começaram a emitir cartões com chip EMV, principalmente para clientes que viajam ao exterior, mas os varejistas têm demonstrado certa resistência em atualizar seus terminais de pagamento por causa dos custos. "Os EUA se tornaram uma ilha cercada por cartões EMV", diz Chris McWilton, presidente da MasterCard para o mercado americano, em uma entrevista ao The Wall Street Journal. "Somos o único mercado importante no mundo que não tem adotado o padrão EMV."

Mesmo entre os bancos americanos, a implantação em maior escala não é provável até que os comerciantes comecem a atualizar seus terminais de pagamento, ressaltou Randy Vanderhoof, diretor-executivo da Smart Card Alliance, organização que promove a tecnologia. O plano tanto da MasterCard quanto da Visa é que até 2013 os bancos estejam preparados para operar com transações de cartões de varejistas, conhecidos como private label, equipados com chip.

Outra estratégia das duas bandeiras para incentivar a mudança de cartões de tarja para chips é transferir a responsabilidade no caso de fraude, a partir de outubro de 2015, para os varejistas que não tenham atualizado seus equipamentos para processar transações feitas com cartões com chip. Atualmente, os bancos respondem pela maioria dos custos com fraudes em cartões. A MasterCard, por exemplo, está solicitando aos bancos que adotem o padrão EMV e ressalta que não irá se responsabilizar por fraudes em cartão sem chip, segundo McWilton.

Uma mudança para cartões com chip EMV também poderia fazer avançar a tecnologia pagamento móvel (mobile payment), observam alguns especialistas. Isso porque os terminais que lidam com cartões com chip muitas vezes são compatíveis com os sistemas que permitem o pagamento com um smartphone. Além disso, esses sistemas já estão sendo lançados ou testados em todos os EUA.

Nenhum comentário: