21 de fev. de 2012

SPTRANS VAI TROCAR 25 MILHÕES DE CARTÕES


portal Band 14/02/2012

A SPTrans (São Paulo Transportes), empresa que administra o sistema de ônibus da capital, admite a falha e afirma que vai trocar os 25 milhões de cartões. Segundo a empresa, no ano passado foi aberta licitação para a troca do sistema que faz o gerenciamento do bilhete. Também foi aberta uma sindicância para investigar se houve tentativa de fraude contra o sistema. As investigações devem ser concluídas em 30 dias.

A empresa que vencer a licitação deverá substituir o sistema de gerenciamento de segurança e terá três anos para trocar todos os cartões ativos atualmente.

A brecha no sistema foi descoberta pelos pesquisadores Gabriel Lima, de 21 anos, e Vinícius Camacho, de 29. Eles descobriram que é possível salvar o saldo do cartão no computador e recarregar a mesma quantia no bilhete único inúmeras vezes após zerá-lo. Com isso, é possível viajar nos ônibus sem pagar.

Após estudar o armazenamento de dados do cartão, Lima desenvolveu um programa e, com o uso de uma leitora de cartões importada da China, foi capaz de manter o cartão recarregado infinitamente.

O sistema de bilhete único arrecada R$ 310 milhões por mês.

Nenhum comentário: