20 de fev. de 2012

CARTÃO DE CRÉDITO NÃO É ACEITO EM MATO GROSSO


jornal Folha do Estado 17/01/2012 - Maíza Prioli

A dois anos da realização da Copa do Mundo em Cuiabá, restaurantes localizados em cidades e pontos turísticos de Mato Grosso, como Chapada dos Guimarães, Passagem da Conceição e o distrito de Bom Sucesso não aceitam cartões de crédito como opção de pagamento, o que afugenta os visitantes, tanto os mato-grossenses, quanto quem vem de fora do Estado.

Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem de Mato Grosso (Abav-MT), Nilson Marques de Freitas, falta interesse dos empresários, que muitas vezes, afirmam ser cara a taxa cobrada pelas administradoras de cartões, em média 3% a 4% sob o total de vendas. “Muitos empresários acham a taxa cara e não se interessam, o que é um retrocesso”, afirma. Freitas também alerta que a Abav-MT vem recebendo muitas reclamações por parte de turistas de fora do Estado. “Na maioria dos lugares não há sequer aviso de que não aceitam cartões de crédito no estabelecimento e os visitantes acabam passando por constrangimento e temos recebido diversas reclamações”, comenta.

O segundo vice-presidente da Federação do Comércio, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomercio-MT), Roberto Peron também analisa a situação como um passo atrás. “Hoje em dia ninguém mais anda com dinheiro na carteira e disponibilizar a opção de pagamento com cartão de crédito é fundamental para aumentar o movimento e atrair clientes”.

Quem já passou pela situação reclama, como o caso do médico Pedro Luiz Silva em um estabelecimento em Chapada dos Guimarães. “Apesar de ser de Mato Grosso, moro no Rio de Janeiro e não estou acostumado com essas situações. Certa vez, na companhia de alguns amigos, tivemos que ir ao banco sacar dinheiro pois o restaurante não aceitava nem cartão de débito, nem de crédito e não havia nenhuma informação sobre isso no cardápio e ninguém nos avisou na chegada”, comenta.

EMPRESAS

Em Chapada dos Guimarães, dois dos principais restaurantes da cidade não aceitam pagamento com cartão de crédito, segundo pesquisa feita pela reportagem.

Um deles aceita somente cartão de débito, mas há cerca de 15 dias a máquina estragou e esta opção de pagamento está indisponível, conforme explicou uma atendente do restaurante. “Tivemos um problema com a máquina há cerca de 15 dias e por enquanto só estamos aceitando pagamento em dinheiro e cheque”, comenta uma atendente que preferiu não se identificar.

No outro, que recebe clientes de alto poder aquisitivo, até pouco tempo atrás os clientes só tinham como opção pagamento em dinheiro ou cheque. Mas segundo um atendente, há cerca de dois meses, o estabelecimento conta com a opção de débito. “Não aceitamos cartão de crédito porque somos uma empresa pequena e fazemos nossas compras para manutenção da casa somente à vista, por isso pra nós é inviável receber com cartão de crédito”, argumenta um representante.

Nenhum comentário: