9 de out. de 2011

MASTERCARD ANUNCIA CHEGADA DO GOOGLE WALLET EM "ALGUMAS SEMANAS"

portal IDG Now! 16/09/2011 - IDG News Service/EUA

A MasterCard deu uma pequena amostra na quinta-feira (15/9), de como será o futuro dos sistemas de pagamentos móveis e disse que o aplicativo Google Wallet será lançado dentro de algumas semanas.

Anunciado em maio, o programa da Google permite que os usuários de celulares paguem suas compras em lojas ao aproximar seus aparelhos de terminais especiais. Ao fim de um evento realizado em Nova York, a MasterCard demonstrou o app assim como outros sistemas de pagamentos móveis.

Inicialmente, o Google Wallet funcionará apenas com os smartphones Nexus S, da Samsung, na rede da operadora americana Sprint. Os aparelhos Nexus S disponíveis no mercado incorporam a tecnologia NFC (Near Field Communication) em um chip embutido, que permite que as informações de pagamento sejam transmitidas por meio de uma técnica de toque.

O Google Wallet funcionará em terminais PayPass já instalados em lojas dos EUA, apesar de alguns deles precisarem de uma atualização para funcionar com os aplicativos, segundo executivos da empresa que fizeram a demonstração. Nos EUA, existem cerca de 150 mil lojas equipadas com terminais PayPass, de acordo com a vice-presidente e diretora de negócios da MasterCard, Kathleen Reilly, que afirmou que o app Google Wallet será lançado “em semanas”.

Chips embutidos
Até o momento, os terminais PayPass funcionam com chips NFC embutidos em cartões ou adesivos especiais colocados fora dos aparelhos móveis. No entanto, os chips embutidos em celulares oferecem grandes vantagens, explica o vice-presidente sênior da Innovative Platforms, Mario Shiliaski. “Uma grande vantagem é que os chips são embutidos em elementos seguros do hardware, e eles são programados para se autodestruírem caso sejam comprometidos.”

Além disso, haverá um grupo de aplicativos complementares para a tecnologia que os usuários poderão baixar, segundo Shiliaski. O Google Wallet inicialmente oferecerá a habilidade de armazenar cupons eletrônicos que podem ser resgatados em lojas de varejo, disse. Até o final deste ano, o inControl, da MasterCard, será liberado para download. Esse software foi desenvolvido para permitir que pais ou empregadores estabeleçam parâmetros para quando, onde e como seus cartões sejam usados. Os usuários receberão mensagens de texto, por exemplo, quando certos limites forem atingidos.

Grandes redes de lojas americanas como Macy´s, Walgreens, Bloomingdale´s e Toys “R” Us já se inscreveram para trabalhar com o aplicativo Google Wallet.

Futuro
A MasterCard também abriu o leque sobre vários projetos criados pela sua seção Labs, criada após a empresa ter comprado a companhia irlandesa OrbisComm, em 2009.

Os projetos mostrados ontem tinham foco na plataforma QkR, da companhia, uma tecnologia que “abraça” sinais de áudio e movimento assim como o toque para permitir uma variedade de aplicativos. Um dos apps demonstrados permitia que um usuário de celular fizesse scan de um cupom de desconto e compartilhasse-o no Facebook ou Twitter.

A tecnologia de compartilhamento em redes sociais está funcionando atualmente em modo piloto com mais de uma centena de usuários, afirma o diretor de inovação da MarterCard, Garry Lyons.

Um aplicativo mais futurista envolve tecnologia de sinal de áudio. Em uma demonstração, sinais de áudio embutidos em um comercial de TV foram detectados por um app de smartphone que uma pessoa podia então usar para baixar cupons de desconto relacionados ao anúncio em questão.

Pelo Kinect
Mas a tecnologia QkR vai além dos smartphones. Lyons também demonstrou um software em que os usuários podiam colocar informações de pagamento por meio do sensor de movimentos Kinect, do console Xbox 360, usando reconhecimento de gestos para selecionar itens e passar pelo processo de finalização de compra.

Apesar de alguns dos apps demonstrados pela MasterCard não terem lançamentos agendados para um futuro próximo, a companhia quer anunciar em breve detalhes relacionados a tecnologia, possivelmente nas próximas semanas, de acordo com executivos da empresa.

A tecnologia NFC terá bastante competição no mercado, incluindo uma iniciativa de pagamentos móveis da PayPal também anunciada nesta semana e que funciona ao colocar os aparelhos para fazer scan de códigos de barra e autorizar pagamentos por meio de contas mobile do PayPal.

Nenhum comentário: