16 de out. de 2011

PAYPAL QUER QUE VOCÊ TROQUE SUA CARTEIRA PELO SMARTPHONE

portal IDG Now! 13/10/2011 -  Renato Rodrigues

Prepare-se: talvez, em não tanto tempo assim, seu smartphone poderá ser seu principal meio para fazer compras. E será possível pagar por algo até se você não estiver com ele, ou a bateria tiver acabado - algo não raro hoje em dia, de tanto que o usamos.

Ao menos, esse é o obejtivo da PayPal, empresa de pagamentos eletrônicos que apresentou o que planeja para o ano que vem durante a conferência Innovate Developer, aqui em São Francisco.


Com cartão, empresa planeja centralizar meios de pagamento

A empresa promete um aplicativo para m-commerce (comércio móvel) capaz de praticamente transformar seu celular em uma carteira digital. Juntando as tecnologias das empresas adquiridas nos últimos meses pela eBay, sua controladora, a PayPal imagina um cenário em que o smartphone seja o principal meio de pagamento de seus milhões de usuários.

Um dos pilares do app é a geolocalização. Imagine a cena: você está andando pelo seu bairro, e passa perto de um restaurante, ou comércio, que você marcou como favorito em sua conta no PayPal. Você irá receber um alerta e será possível fazer um "check-in" no lugar. O comércio, então, poderá oferecer um desconto em algum produto para quem fizer o check.

Na hora de pagar pelo produto ou serviço, o smartphone entra em cena novamente. A ideia da PayPal é centralizar todos os seus meios de pagamento no aplicativo. Então, por meio do telefone, será possível fazer o pagamento pela conta na empresa de e-payment. O dono da loja recebe a confirmação na hora, e um um recibo é enviado para o app.

Mesmo sem o telefone, será possível pagar, diz a empresa. No dispositivo do ponto de venda (POV), será possível passar um cartão da PayPal (que também será lançado), liberando o pagamento. Será possível associar ao cartão outros meios, como sua conta bancário ou cartões de crédito - ou seja, o objetivo é que ele substitua todos.

Segundo a PayPal, até quem estiver sem o celular, o cartão e nenhum centavo poderá comprar algo. Para isso, bastará escolher a opção "Mãos vazias" no terminal da loja e digitar o número do telefone. Pronto - o dinheiro será liberado da conta no serviço.

O aplicativo também permitirá o auto check-in. Caso você passe perto de algum de suas lojas preferidas, mas não saiba que havia uma naquela rua, o sistema irá avisá-lo.

App permitirá guardar suas listas de compras

Outro recurso é a leitura de código de barras via celular. Com ele, o consumidor móvel poderá comprar um produto na loja apenas apontando a câmera do telefone para o código de barras e clicando em "comprar". Ou então fazer uma pesquisa de preços, tanto em outros varejistas online como em comércios próximos, graças ao sistema de geolocalização.

A ferramenta também armazenará sua lista de compras. Caso alguma loja esteja oferecendo descontos em sua cerveja favorita, por exemplo, será possível configurar o app para que ele receba ofertas enviadas pelas lojas favoritas.

O parcelamento via celular também está previsto. De acordo com a PayPal, o app permitirá o pagamento em vezes, inclusive com a possibilidade de mudar de meio de pagamento (da conta corrente para o cartão de crédito, por exemplo) entre as parcelas. Claro que isso depende de o lojista oferecer essa modalidade naquele produto.

Segundo os executivos da PayPal, toda a plataforma começará a funcionar o ano que vem. No entanto, todo esse ecossistema de pagamentos móveis depende de negociações com os varejistas e com as empresas que administram os terminais de ponto de venda (como a Cielo, no Brasil) para que façam updates de software nos dispositivos e aceitem a tecnologia da PayPal. A empresa não quis divulgar como estão essas negociações.

Se tudo der certo, poderá ser uma verdadeira revolução no meios de pagamento móveis, que hoje movimentam 5 bilhões de dólares somente no eBay.

Nenhum comentário: