9 de out. de 2011

FÓTON APRESENTA SOLUÇÃO PARA MONITORAMENTO DE TRANSAÇÕES FINANCEIRAS EM TEMPO REAL

portal Maxpress 22/09/2011 – release Press Consult

A Fóton Informática, uma das líderes em produtos de software para automação bancária, acaba de apresentar a sua solução de monitoramento de transações financeiras em tempo real com o objetivo de oferecer maior controle da gestão de risco operacional dos bancos ou instituições financeiras. O Enforce é acoplado ao tradicional sistema autorizador do banco e acompanha todas as transações com base em um modelo de regras de conformidade e registro de justificativas. O sistema Bank Link da Fóton, para autorização e processamento de transações, já integra o aplicativo.

Estruturado de forma a permitir a adição gradual e personalizada de todos os canais de atendimento bancário e transações monitoradas, o Enforce possibilita à instituição unificar e centralizar a sua base de dados operacionais e suas regras de conformidade em um único repositório, por meio do módulo Compliance, acoplado à ferramenta. Com um subsistema validador integrado, o módulo processa as transações monitoradas, valida as regras de conformidade das mesmas, notifica e acompanha as que não estão de acordo com os parâmetros.

O Enforce aprimora também os sistemas de controle interno do banco, permite uma gestão de risco mais eficiente além de propiciar uma coordenação que poderá contribuir na redução dos custos resultantes das ações não conformes.

As regras são pautadas em conformidade com vários parâmetros, como, por exemplo, código da transação, natureza da conta, tipo de operação, titularidade, entre outros. Além disso, as exigências do Banco Central também são atendidas no que diz respeito à conformidade de cadastro de clientes e abertura de conta. Cada operação recebe uma resposta para as principais informações levantadas pelo sistema, como “o que”, “quem”, “quando”, “onde” e “como”, através das quais são classificadas e processadas ou não, dependendo dos resultados.

Outro módulo de Gerenciamento e Controle, com interface totalmente web, é o responsável pela configuração dos parâmetros e regras de negócios que regem o sistema. A navegação é simples e intuitiva, possuindo perfis de autorização, o que impede o acesso de pessoas não autorizadas.

O Enforce também efetua a conformidade de operações de crédito para identificar e evitar fraudes, sendo estas carregadas via arquivos. Diariamente, são carregados arquivos das mais diversas operações de crédito (Fomento, Crédito Geral, Câmbio) e aplicados às regras do Banco Central para prevenção de fraude.

O Enforce permite a geração de relatórios a qualquer tempo com todas as informações atualizadas sobre as transações processadas e monitoradas, com os respectivos detalhes de suas classificações.

Nenhum comentário: