11 de out. de 2011

MANAUS TEM 206 MIL CONSUMIDORES COM DÍVIDAS DE CARTÃO DE CRÉDITO

portal d24am 06/10/2011 - Rosana Villar

Dívidas feitas com cartão de crédito correspondem a mais da metade de toda a inadimplência da capital amazonense, de acordo com dados da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus).

Em setembro, o índice de inadimplência da cidade, compilado pelo órgão com base em dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), permaneceu em 3,5%, índice igual ao alcançado em agosto e menor que o nacional, que é de 5%.

De acordo com dados da CDL-Manaus, a capital possui, atualmente, 405 mil consumidores inadimplentes há pelo menos cinco anos no cadastro do SPC. Destes, 51% tiveram seus nomes incluídos devido a dívidas feitas em compras com cartões de crédito.

Para o presidente da entidade, Ralph Assayag, a crescente disponibilidade de terminais para compra com cartão e o lucrativo negócio de juros faz com que as pessoas tenham dificuldade de quitar suas dívidas neste segmento.

“Os bancos gostam que o cliente atrase, mas pague o cartão. Eles ficam devendo, em média, 90 dias e depois quitam com juros”, afirma.

A taxa média de juros de cartões de crédito é de 12% ao mês. Sendo assim, o consumidor que não consegue quitar sua dívida, ou pagar o valor mínimo, verá seus débitos duplicar em poucos meses. Para evitar esse tipo de problema e manter a qualidade do crédito, o Banco Central determinou ano passado, que a partir de junho deste ano o valor mínimo da dívida do cartão a ser pago pelo cliente não poderia ser inferior a 15% e, em dezembro deste ano, este percentual subirá para 20%.

Segundo Assayag, a inadimplência de dívidas em carteira, aquelas depositadas diretamente junto às empresas, correspondeu a 10% do total em setembro, débitos de carnês ficaram com 15% e cheques pré-datados foram responsáveis por 4% dos débitos em aberto.

Campanha

No próximo dia 15, a CDL-Manaus iniciará a campanha anual de recuperação de crédito: “Limpe seu crédito e faça seu nome brilhar”. Este ano, serão 1,5 mil empresas participantes e a meta é superar o número de regularizações do ano passado, que chegou a 48 mil.

Pendurados’ devem puxar ‘freio de mão’

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon/AM), Erivaldo Lopes, em casos de endividamento com o cartão, o melhor que o cliente pode fazer é parar imediatamente de utilizar o crédito e negociar a dívida com o banco. “Uma coisa que se pode fazer também é solicitar um empréstimo pessoal e quitar a dívida integralmente, pois os juros desta categoria de crédito são de 3%, em média, enquanto que os juros do cartão são superiores a 10%. Mas aí, é preciso ter muita atenção e cuidado, pois se a pessoa se descuidar, corre o risco de cair numa bola de neve ainda maior, com duas dívidas”, afirma.

Cenário nacional

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revela que a inadimplência dos consumidores com as administradoras de cartão de crédito fechou o mês de setembro com 72,1%.

Outro dado preocupante identificado pelos estudos da CNC é o de que 54,4% dos entrevistados têm entre 11% e 50% da renda mensal comprometida com dívidas do cheque pré-datado, cartões, carnês, prestações ou empréstimo pessoal

Nenhum comentário: