11 de out. de 2011

BRASILEIROS ESTÃO USANDO MAIS O CARTÃO COMO FORMA DE PAGAMENTO

portal InfoMoney 29/09/2011 - Tabata Pitol Peres

Os brasileiros estão usando mais o cartão de crédito. A constatação é da pesquisa realizada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) e pelo Datafolha, apresentada nesta quinta-feira (29) durante o CMEP (Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento).

De acordo com os dados, 72,4% da população brasileira já possui cartões, enquanto 54% do faturamento dos estabelecimentos comerciais vêm dos meios eletrônicos.

"O cartão de crédito tem um tíquete médio superior ao do cartão de débito. Mas há mais consumidores com cartão de débito (60%) do que com cartão de crédito (48%)", conta o presidente da Abecs, Claudio Yamaguti.

Classes

Ainda segundo a pesquisa, na classe A/B, 88% das pessoas possuem cartões, enquanto na C este número cai para 68%, seguido pela classe D/E, com 34%. "Muita gente subiu da base da pirâmide para a classe C. O que justifica a baixa quantidade nas classes menos favorecidas", diz Yamaguti.

Além de possuir mais cartões, os consumidores estão usando mais essa forma de pagamento. "O uso habitual subiu de 63%, em 2009, para 69% em 2011".

Até nas compras virtuais, onde há mais receio de usar o cartão por causa da segurança, o uso cresceu, passando de 9% para 15% em apenas um ano.

"O uso aumentou porque os consumidores acham o cartão mais seguro que o dinheiro, mais ágil, prático e bem aceito", finaliza o executivo.

Nenhum comentário: