11 de out. de 2011

DEMANDA ALTA TURBINA OS PORTFÓLIOS DE FORNECEDORES


jornal Valor Econômico 29/09/2011 - Inaldo Cristoni

Divulgação/Divulgação
Abud Júnior, da Diebold: "Os bancos intensificam investimentos em meios eletrônicos e nós seguimos esse caminho"



























Os fornecedores de tecnologia bancária estão aproveitando a onda de investimentos dos bancos em meios eletrônicos de pagamento para diversificar o portfólio de ofertas e aumentar ainda mais os negócios no setor. A expectativa é de que a demanda por novas soluções continue aquecida em função do avanço da internet, do esforço de bancarização e do uso crescente de dispositivos móveis para fazer transações financeiras.

Tradicional fabricante de terminais de autoatendimento, a Diebold vem observando com atenção o crescimento do uso do internet banking. Tanto que começou a desenvolver sistemas transacionais e de segurança para as operações por esse canal e já pensa em adquirir duas ou três empresas brasileiras que atuam no nicho.

Segundo João Abud Júnior, presidente da Diebold, é grande o potencial de negócios da área. Embora ela participe com apenas 1% a 2% da operação da empresa, pode evoluir para até 10% em dois anos. "Os bancos intensificam investimentos em meios eletrônicos e estamos nesse caminho", diz Abud.

A Perto é outra que busca a diversificação dos negócios. Além de máquinas de autoatendimento (ATM), a empresa fabrica um terminal POS (point of sale), com tecnologia GPRS (sigla em inglês de serviço de rádio de pacotes geral), que pode ser utilizado para pagamento de pequenas contas com cartão de crédito e débito. Com o equipamento, o estabelecimento comercial se comunica com o banco para concluir a operação.

Além do varejo, o produto já desperta o interesse dos bancos para aplicação em mobile banking, uma vez que tem um dispositivo que permite a leitura do código de barras de boletos bancários e também de cheques. "O terminal pode ser usado dentro da agência, para atendimento ao cliente na fila do caixa", exemplifica Marco Aurélio Freitas, diretor comercial e marketing da Perto. Segundo ele, o terminal foi homologado pela Cielo e até o final do ano serão entregues 10 mil unidades no mercado.

Este ano, a Perto anunciou investimentos de R$ 38 milhões na expansão da fábrica de Gravataí (RS). Os terminais de autoatendimento respondem por 60% do faturamento de cerca de R$ 300 milhões anuais. A empresa opera fortemente, também, em serviços de assistência técnica, que representam 25% do total dos negócios, e em outsourcing para bancos (10% da receita), em que faz gestão completa do ATM. A linha POS, que é uma unidade independente, representa 5% dos negócios.

As operações financeiras realizadas por meio de cartão de crédito e débito chamaram a atenção também da ACI Worldwilde e da SiteSeeing. A primeira fornece sistemas que suportam todo o ciclo de transação realizada com cartão e tem em sua carteira clientes como o Santander em parceria com a Getnet, o Bradesco e a American Express. Já a SiteSeeing, que pertence ao grupo Resource IT Solutions, desenvolveu uma ferramenta que permite simular a experiência do usuário com as transações feitas através do cartão.

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