11 de out. de 2011

CIBERCRIME NO MUNDO: INFECÇÕES MAIS QUE DOBRAM E ATINGEM 70 MILHÕES

portal IT Web 30/09/2011

Seis mil malwares catalogados por dia. Seis milhões de infecções por botnets por mês. Dois milhões de novos sites maliciosos por mês. Estes números que, no mínimo, chamam a atenção, foram passados por executivos da McAfee Brasil, com base nos dados da própria companhia, em coletiva de imprensa sobre cibercrime no mundo, realizada nesta semana.

“Houve uma explosão de malware recentemente. Nunca víamos um crescimento tão forte quanto o dos últimos anos”, afirmou José Antunes, gerente de Engenharia de Sistemas da McAfee do Brasil.

Conforme dados da companhia, em janeiro de 2010 haviam sido identificadas 30 milhões de ocorrências. No fechamento do primeiro semestre de 2011, eram cerca de 70 milhões – mais do que o dobro de avanço.

O processo de controle dos softwares de segurança fica cada vez mais complexo com o crescente número de novidades no quesito, conforme o especialista, o antivírus é como se fosse uma vacina para um malware previamente detectado.

Por isso que novas ameaças não são bloqueadas “de pronto”. “Hoje em dia surgem seis mil novas ameaças por dia. O tempo de ação é rápido, mas é preciso ter contato com o problema antes”, explicou. Desta forma, da próxima vez que o antivírus for atualizado, a máquina, provavelmente, será limpa.

Rootkits

De acordo com o executivo, um tipo de ameaça que se torna muito comum são os rootkits, que contabilizam 1,2 mil novas versões diariamente. O que chama a atenção neste procedimento é o fato de ele funcionar sem a necessidade de interagir com o sistema operacional, não sendo, portanto, percebido por antivírus.

Atuando desta forma, mais discreta, ele envia informações confidenciais para um servidor. Somente firewalls conseguem barrar este processo.

A pesquisa da Abecs foi feita em 11 capitais e ouviu 4 mil pessoas e lojistas, entre os meses de junho a agosto. O levantamento está sendo apresentado nesta quinta-feira no "6º CMEP - Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamentos", realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela Abecs. O evento termina amanhã em São Paulo.

Nenhum comentário: