9 de out. de 2011

GOOGLE ADMITE LENTIDÃO NA DISTRIBUIÇÃO DO APP PARA GOOGLE WALLET

portal IDG Now! 26/09/2011 - Matt Hamblen (Computerworld/EUA)

Uma semana após lançamento nos EUA, carteira eletrônica para uso em smartphones ainda não chegou a todos os usuários do aparelho Nexus S.

O Google Wallet tem sofrido problemas técnicos, sem que se saiba a extensão real dos defeitos.

O site web da Google afirma que o novo sistema de pagamento móvel tem sido “mais lento que os tempos normais de espera para a inclusão de cartões (de crédito e débito) no Google Wallet”.

Além disso, as atualizações wireless do Google Wallet para smartphones Nexus S têm sido lentas e o app não chegou a todos os usuários até o fim da noite de sexta-feira (23/9), quando a Google afirmou que o update seria distribuído.

Um representante do help desk da Google chamado Dave afirmou pelo telefone no sábado (24/9) que “a distribuição [do Google Wallet] está meio que lenta. Eles ainda estão trabalhando nisso. Não há previsão específica de quando terminarão. Você deverá recebê-lo em breve”.

O Computerworld/EUA ligou para o help desk para descobrir por que um celular Nexus S não tinha recebido o Google Wallet até a noite de sexta-feira, quatro dias depois do lançamento oficial do serviço.

Dois porta-vozes da Google foram questionados sobre o status da distribuição do serviço e os tempos de espera para a inclusão de cartões no Google Wallet, mas não responderam até sábado.

Atraso

Uma porta-voz da Google já tinha dito, na quarta-feira (21/9), que “100% dos usuários deverão ter a atualização até o fim do dia de sexta”, isso depois de ter afirmado que o update chegaria na quarta.

A Google lançou o Google Wallet na semana passada, afirmando que seria entregue de forma wireless na forma de um app Google Wallet e que o serviço estaria “disponível imediatamente nos aparelhos Nexus S 4G da operadora Sprint”.

Um porta-voz da Sprint encaminhou as perguntas sobre a atualização à Google. Outros parceiros no projeto não puderam ser encontrados.

É comum que haja lentidão nos lançamentos de software por meio da rede wireless das operadoras. Eles geralmente levam vários dias para evitar o congestionamento das redes, explicam analistas. A Google e várias operadoras que atendem a smartphones Android têm sido atacadas por exigirem a atualização das versões do Android, mas também – e principalmente – por prometerem que as liberações ocorreriam em determinada data e hora e, depois, atrasarem as distribuições.

O site Consumer Report publicou, na quarta, que a Google apressou-se em ter a primeira carteira digital do mercado, acrescentando que “as promessas promocionais da Google parecem ter ficado um tanto à frente deles mesmos”.

Aposta alta

Normalmente, tal atraso não deveria ser motivo de preocupação, exceto pelo fato de que a Google e seus parceiros – Sprint, MasterCard, Citi e First Data – investiram muito tempo e dinheiro no app Google Wallet.

A ideia de ser o primeiro nos EUA a fazer um grande lançamento usando a tecnologia Near Field Communications é notável. As apostas são altas: o futuro de longo prazo das carteiras móveis promete ser lucrativo, na ordem de muitos bilhões de dólares só nos EUA, para os bancos que recolhem taxas de transações e para empresas de tecnologia como a Google, que faturam com a venda de cupons e outras ofertas disponíveis a seus usuários.

Analistas se perguntam sobre o nível de gravidade desse atraso e tentam imaginar o número de usuários que já aderiram. Eles também questionam se o tempo de espera para inclusão de cartões de crédito poderia ser um sinal de um problema maior com redes, sistemas e infraestrutura de transferência de valores tão complexos como as que operam por trás do Google Wallet.

O site do Google Wallet postou inicialmente uma nota na quarta-feira sobre o problema de inserir cartões no app. O mesmo aviso podia ser lido no domingo (25/9).

Um comentário:

Anônimo disse...

It's the best time to make some plans for the future and it's time to be happy.

I've read this put up and if I could I wish to recommend you few attention-grabbing things or advice. Maybe you could write next articles regarding this article. I desire to learn more things approximately it!

My blog: ハミルトン 時計