9 de out. de 2011

BB LANÇA CARTÃO RECARREGÁVEL PARA ATRAIR CLIENTE DE BAIXA RENDA

jornal Brasil Econômico 29/09/2011 – Ana Paula Ribeiro

O número elevado de pessoas sem acesso a qualquer tipo de produto bancário, cerca de 30 milhões de não-bancarizados, tem feito com que cada vez mais as instituições financeiras se voltem para esse público. O último passo para conquistar uma fatia desses clientes foi dado pelo Banco do Brasil (BB), que a partir de segunda-feira passará a emitir cartões recarregáveis. “A nossa menina dos olhos é o cartão pré-pago”, afirma o vice-presidente de Varejo, Paulo Rogério Caffarelli.

Inicialmente o plástico terá a bandeira Visa e será distribuído nas agências do BB em todo o Brasil. Depois, o pré-pago poderá ser encontrado nos correspondentes bancários (estabelecimentos comerciais que prestam serviços aos bancos) e nas lojas dos Correios que fazem parte da rede Banco Postal —que passará a ser operada pelo BB a partir de janeiro. A expectativa é emitir um milhão em 12 meses.

Entre os grandes bancos, a instituição pública é a primeira a lançar cartões pré-pagos para pagamentos diversos no Brasil. Atualmente, esse segmento de cartões é concentrado nos recarregáveis de uso específico (alimentação e transporte) e nos destinados a viagens internacionais (em que a recarga é feita em moeda estrangeira).

O lançamento desse plástico e o cartão em parceria com a Oi, que possibilitará pagamentos com celular, é um dos passos do BB para se tornar líder. “Caminhamos para chegar à liderança em cinco anos”, afirma Caffarelli. Atualmente, a liderança é ocupada pelo Itaú Unibanco.

Na avaliação do executivo, os cartões pré-pagos têm uma importância muito grande no processo de bancarização, lembrando que parte da população possui o plástico mesmo sem ter conta corrente. “Entendo que esses cartões vão ser um salto para a nossa indústria”, disse, acrescentando que a expectativa é que os pré-pagos representem 10% do consumo privado no Brasil até 2020. Hoje é 4,5%, segundo o executivo.

Levantamento da Boa Vista Serviços Financeiros indica que 28%da população (os economicamente ativos somam mais de 100 milhões) está fora do sistema bancário, ou seja, não têm conta em banco, cartão ou qualquer outro tipo de produto financeiro. A maior parte se concentra na população de menor renda, público que o BB pretende atingir com o pré-pago.

O BB não é o primeiro a emitir cartões recarregáveis—o Panamericano lançou o produto em abril —, mas por ser pioneiro entre os grandes tende a estimular a adoção dessa estratégia na busca por novos clientes. Nos próximos meses, é a vez do Citi entrar na briga com o Credicard Emoções, atrelado à imagem do cantor Roberto Carlos.

Banco Postal

O diretor de cartões do BB, Raul Francisco Moreira, afirmou que a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) está analisando uma proposta para incorporar a distribuição desses pré-pagos no Banco Postal, uma vez que a licitação, vencida pelo banco público em maio, não inclui esse produto bancário. “Mas ele está muito alinhado coma necessidade do público do Banco Postal”.

Para vender esses cartões, o banco fará até o final do ano uma campanha publicitária divulgando o produto, mostrando que ele pode ser utilizado para o pagamento da mesada do filho, para o controle de gastos ou mesmo para o pagamento de serviços a empregados domésticos. Não há valor mínimo para recarga e o máximo será de R$ 3 mil nessa fase inicial.

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