9 de out. de 2011

HID GLOBAL LANÇA NOVAS APLICAÇÕES PARA SMARTPHONES COM TECNOLOGIA NFC

portal Executivos Financeiros 21/09/2011

A HID Global, especializada em soluções de identificação segura, lança sua próxima geração de credenciais e leitores de controle de acesso. Trata-se da plataforma iCLASS SE de cartões smart cards e leitores de 13.56 MHz, que permite a implantação do acesso móvel com credenciais digitais. A solução é baseada na tecnologia iCLASS SIO (Secure Identity Object), que aumenta os níveis de segurança no controle de acesso, uma vez que a segurança desta tecnologia se faz em camadas, onde os dados dentro do SIO são garantidos por um invólucro que combina diversos itens de segurança, como chave, assinaturas, autenticação e criptografia.

Capacitada para atender diferentes tecnologias - iCLASS, MIFARE, MIFARE Classic, DESFire, EV1, Indala – a plataforma pode ser inserida em uma camada de segurança independente. Além de flexível, a solução resulta também em maior portabilidade, já pode ser implantada para uso em telefones inteligentes, cartões com microprocessador, cartões sem contato, tokens USB e dispositivos relacionados.

Tendência

Os telefones celulares de hoje fazem muito mais do que fazer e receber chamadas, servindo como calendários, câmeras fotográficas e meio de entretenimento, com jogos e músicas. Uma ampla gama de transações já podem ser feitas através da Internet, como pagamento sem dinheiro; ticketing (cobrança de tarifas automático, eventos); vendas, entre outros. Graças à tecnologia NFC, outra ferramenta também pode ser aplicada ao telefone - as chaves (credenciais).

Ou seja, os funcionários que precisam usar seus crachás como cartões de identificação para entrar em um edifício ou acionar um elevador agora podem, através da plataforma iCLASS SE, armazenar dados de identidade para acesso físico (como, por exemplo, abrir uma porta) e lógico (utilizando para o login no computador) em um aparelho móvel como celular.

Com iCLASS SE é possível incorporar essas credenciais em dispositivos fixos e móveis, que irá melhorar a segurança enquanto permite a migração de tecnologia de controle de acesso físico para além de cartões e leitores, como para credenciais configuráveis e tecnologias sem contato.

Nestes últimos 20 anos, a tecnologia da HID de cartões de proximidade 125 kHz (baixa freqüência) se tornou o padrão da indústria. Esta tecnologia oferece custo e conveniência, porém já não está tão segura se comparada às tecnologias sem contato, que começaram a surgir no início do século 20. “No Brasil, apesar de ainda ser muito forte o uso da tecnologia de baixa freqüência, existe um grande interesse em utilizar celulares como crachás de identificação para o controle de acesso, pois trata-se de um país que é o quinto maior do mundo em uso de telefone celular e, portanto o uso da tecnologia de alta freqüência 13,56 Mhz tende a crescer”, afirma Gustavo Gassmann, Diretor de Vendas do Brasil.

Parceria

Esta já é uma realidade no mercado, que pode ser conferida nos novos aparelhos BlackBerry Bold e Curve. A parceria entre a RIM (Research in Motion) e a HID Global permitirá aos usuários dos novos dispositivos o uso desses aparelhos como documento de identidade, possibilitando o acesso a locais de trabalho (porta, elevador ou login de computador) ou outras áreas restritas.

De acordo com Gustavo, a nova plataforma da HID Global é uma solução inovadora que permite usar a mobilidade de uma forma muito mais segura. “Sempre fomos pioneiros no controle de acesso. Hoje, a tendência é usar o telefone celular para diversas possibilidades, sem deixar de lado a segurança das informações sensíveis contidas no aparelho. Assim, nossa missão é acompanhar as tendências de mercado, sem deixar de lado nosso diferencial, que é garantir a segurança”, diz.

Nenhum comentário: