11 de out. de 2011

MEIOS ELETRÔNICOS TOTALIZAM 54% DO FATURAMENTO DAS LOJAS

jornal Diário do Comércio 30/09/2011 - Rafael Nardini

Os pagamentos com a utilização de meios eletrônicos já somam mais da metade do faturamento dos estabelecimentos comerciais no País. Segundo pesquisa divulgada ontem pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em São Paulo, os cartões de débito, crédito e similares já representam 54% do faturamento dos comerciantes nas 11 capitais pesquisadas.

O cartão de crédito possui a maior fatia de mercado, com 36% do faturamento dos comerciantes. O dinheiro em papel ocupa a segunda colocação, apontado como responsável por 33% do total recebido pelas empresas. Outro meio eletrônico, o cartão de débito, está na terceira posição, com 18%. Na outra ponta, o cheque é a forma de pagamento que apresentou maior retração desde 2008, saindo de 7% para 3% neste ano.

A pesquisa aponta ainda que o maior fator de influência para que os comerciantes adotem os meios eletrônicos é a garantia de recebimento. Em uma escala de 0 a 10, o motivo obteve média 8,3 entre os lojistas consultados. "A rapidez e a facilidade são alguns dos pontos de maior satisfação dos meios eletrônicos para os lojistas", afirmou ontem o presidente da Abecs, Claudio Yamaguti, durante o 6° Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamentos (CMEP).

Mais cartões – O crescimento de importância no faturamento do comércio reflete o avanço no número de brasileiros que possuem meios eletrônicos de pagamento. Segundo a pesquisa, 72,4% dos consumidores têm atualmente algum tipo de cartão (crédito, débito ou emitidos por lojas). Há três anos, esse número era de 68%. A modalidade continua bastante concentrada nas classes A e B, que somam 88% dos consumidores com cartão. No entanto, a Abecs afirma que o mercado de cartões registra boa penetração nas classes menos favorecidas, como reflexo do aumento das taxas de emprego e da renda.

Entre os meios eletrônicos, o cartão de débito foi a modalidade que registrou maior crescimento no período. Segundo o levantamento, 60% dos consumidores possuem o item, ante 53% em 2008.

Dinheiro – Mesmo assim, o dinheiro continua sendo o principal meio de pagamento para transações de pequeno valor. "O papel moeda segue como principal concorrente dos cartões", diz Yamaguti. Nas compras com valores até R$ 50, o dinheiro é responsável por 61% dos pagamentos, frente 39% dos cartões. Já quando o valor da compra é inferior a R$ 10, o papel chega a 91% dos pagamentos.

Por outro lado, a pesquisa feita em parceria com o Instituto Datafolha aponta que 84% das operações com valores que ultrapassam os R$ 500 são efetuadas com cartões. Os meios eletrônicos lideram também nos valores entre R$ 50 e R$ 100, com 63% da preferência.
O número de brasileiros que costuma pagar compras com cartão de crédito na internet chegou a 15% neste ano. A pesquisa da Abecs ouviu 4 mil consumidores e lojistas, entre os meses de junho a agosto.

Cartão Oi para pagar via celular

O Banco do Brasil e a operadora de celular Oi lançaram ontem, no 6° Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamentos, um cartão de crédito que poderá ser usado de maneira tradicional (bandeira Mastercard) ou via celular. O pagamento pelo aparelho poderá ser feito pelos clientes Oi nas máquinas da Cielo no mês de outubro.

Os pagamentos por celular vão começar pelos Estados de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Bahia. A operação será expandida para todo o País a partir de 2012.

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