portal IDG Now! 08/02/2012 - Lucas Agrela
Consultor de segurança da Cielo aconselha a manter softwares
e definições de vírus atualizados e pesquisar promoções ou alertas bancários
antes de enviar respostas com dados pessoais.
A Cielo afirmou nesta terça-feira (7/02) durante o evento de
segurança e de redes da Campus Party 2012 que a maior parte dos internautas
vítimas de phishing só pesquisam promoções e emails maliciosos depois que
forneceram os números de cartões de crédito para os golpistas. A Cielo também
fez um alerta importante: nenhuma promoção pede o número do seu cartão de
crédito via e-mail.
O consultor de segurança da Cielo, Willian Capino,
apresentou durante a palestra desta tarde no evento de tecnologia diversos
e-mails de internautas que relatavam ter enviado informações em resposta a
e-mails de promoções e avisos bancários falsos.
Capino declarou que existem apenas três formas de vazamento
de dados de usuários que compram via internet: por meio de vírus ou malware,
que permitem que os crackers tenham acesso a tudo que os internautas digitam;
phishing, quando golpistas enviam promoções ou avisos bancários maliciosos e as
vítimas enviam seus dados para os cibercriminosos; e no caso de invasões, que
geralmente ocorrem quando os internautas não mantém em dia as atualizações dos
seus softwares e os crackers exploraram essas brechas para roubar informações.
O consultor também afirmou que há mais chances de ter um
número de cartão de crédito roubado em lojas físicas, que em alguns casos não
tratam os dados do comprador com idoneidade, do que de fato na internet. No
entanto, Capino disse que "com a popularização do uso de chips nos cartões
de crédito, a fraude migrou para a internet".
E "se houver uma compra fraudulenta, o usuário precisa
estar atento à sua fatura e ligar ao banco pedindo o cancelamento da compra e
isso deve resolver os problemas", declarou. "A internet é um lugar
como a vida real, você tem riscos. Mas também muitos benefícios. A chance do
seu cartão ser clonado na internet é muito menor que em outros lugares por aí."
No evento de segurança e redes, os palestrantes elencaram
algumas dicas para comprar na web sem dor de cabeça, veja a lista abaixo:
- Pesquise a veracidade de informações de promoções ou
avisos bancários solicitando informações pessoais antes de enviar uma resposta;
- Pesquise a reputação do vendedor'
- Mantenha as atualizações dos seus softwares em dia;
- Instale um anti-vírus no seu computador e fique atento às
novas definiões de vírus;
- Crie senhas fortes, evite usar datas de aniversário ou
números sequênciais.
Capino também afirmou que uma técnica que deve ser
implantada de forma gradual é linkar páginas de lojas a portais de bancos para
efetivar transações, e isso pode permitir até mesmo o uso de cartões de débito,
mas "devido ao tamanho dessa mudança, o processo está acontecendo aos
poucos e quase nenhum site brasileiro faz isso".
Um comentário:
Muito boa matéria.
carlosrosa73@yahoo.com.br
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