jornal Valor Econômico 07/02/2012 - Dow Jones
O Citigroup anunciou ontem que lançará seus próprios cartões
de crédito na China, dentro dos planos do banco para aproveitar o poder de
consumo cada vez maior no país e expandir-se na segunda maior economia do
mundo.
O banco dos Estados Unidos, que já tinha cartões de crédito
emitidos em conjunto com o Shanghai Pudong Development Bank Co., informou ontem
que ganhou aprovação da autoridade chinesa de regulamentação bancária para
oferecer cartões de crédito exclusivamente seus a clientes locais, tornando-se
o primeiro banco internacional a receber essa permissão. Atualmente, o Bank of
East Asia, de Hong Kong, é o único banco fora da China continental a oferecer
cartões de créditos próprios na China.
A aprovação do cartão de crédito do Citigroup chega uma
semana antes de o vice-presidente da China, Xi Jinping, aparente sucessor na
liderança chinesa, viajar para Washington. Essas viagens intergovernamentais
normalmente são cercadas de uma série de acordos permitindo a empresas de ambos
os países mais acesso a seus mercados.
O Citigroup lançará os cartões de crédito para clientes
pessoa física e jurídica ainda neste ano, de acordo com o banco.
Como o acesso aos clientes de varejo e às grandes empresas
chinesas em geral é dominado pelos bancos da China continental, os concorrentes
estrangeiros veem a arena dos cartões de crédito como uma forma de crescer na
China. A demanda pelos cartões cresceu a passos largos no país nos últimos anos
e é uma lucrativa fonte de renda para os bancos. Dados do banco central chinês
mostram que o país possuía cerca de 268 milhões de cartões de crédito em
setembro, o quíntuplo do que no fim de 2006. A Mastercard Inc. estima que o
número de cartões de crédito na China chegará a 1,1 bilhão em 2025, com os
gastos somando US$ 2,5 trilhões.
Os cartões de crédito são uma fonte significativa de receita
para o Citigroup em todo o mundo. Na Ásia, geraram receita de US$ 8 bilhões e
lucro líquido de US$ 1,9 bilhão para sua unidade de varejo em 2011, quase
metade de toda sua receita e lucro no continente.
"A capacidade de oferecer cartões de varejo e para
empresas dá ao um Citi uma forte vantagem competitiva, atendendo ainda mais as
necessidades de nossa base de clientes em expansão", disse o
executivo-chefe do Citigroup China, Andrew Au, em comunicado.
Bancos estrangeiros têm permissão desde 2008 para emitir
cartões de crédito por conta própria na China. Antes disso, apenas podiam
emitir cartões de crédito com parceiros locais. Muitas instituições
estrangeiras emitiram cartões em conjunto com bancos nos quais detinham participações.
O cartão de crédito conjunto com o Shanghai Pudong Development Bank Co., no
qual o banco americano possui 2,7% do capital, será interrompido depois que os
novos cartões exclusivos do Citigroup forem lançados. O HSBC Holdings PLC tem
um cartão em conjunto com o Bank of Communications Co., no qual detém
participação de 18,6%.
O Shangai Pudong emitirá seus cartões de crédito sob seu
logotipo, já que o Citigroup terá seus próprios cartões exclusivos, segundo
informou ontem uma fonte a par da situação.
Em janeiro, o Citigroup recebeu aprovação preliminar da
autoridade de regulamentação chinesa para criar uma corretora em empreendimento
conjunto na China, o que lhe permitiria subscrever lançamentos de ações e
bônus. O Citigroup possui 46 agências de banco de varejo em 13 cidades
chinesas. Também detém 19,9% do Guangfa Bank Co., que planeja oferta pública
inicial de ações de US$ 5 bilhões, segundo haviam informado anteriormente
fontes próximas à operação.
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