21 de fev. de 2012

CITI LANÇARÁ CARTÃO PRÓPRIO NA CHINA


jornal Valor Econômico 07/02/2012 - Dow Jones

O Citigroup anunciou ontem que lançará seus próprios cartões de crédito na China, dentro dos planos do banco para aproveitar o poder de consumo cada vez maior no país e expandir-se na segunda maior economia do mundo.

O banco dos Estados Unidos, que já tinha cartões de crédito emitidos em conjunto com o Shanghai Pudong Development Bank Co., informou ontem que ganhou aprovação da autoridade chinesa de regulamentação bancária para oferecer cartões de crédito exclusivamente seus a clientes locais, tornando-se o primeiro banco internacional a receber essa permissão. Atualmente, o Bank of East Asia, de Hong Kong, é o único banco fora da China continental a oferecer cartões de créditos próprios na China.

A aprovação do cartão de crédito do Citigroup chega uma semana antes de o vice-presidente da China, Xi Jinping, aparente sucessor na liderança chinesa, viajar para Washington. Essas viagens intergovernamentais normalmente são cercadas de uma série de acordos permitindo a empresas de ambos os países mais acesso a seus mercados.

O Citigroup lançará os cartões de crédito para clientes pessoa física e jurídica ainda neste ano, de acordo com o banco.

Como o acesso aos clientes de varejo e às grandes empresas chinesas em geral é dominado pelos bancos da China continental, os concorrentes estrangeiros veem a arena dos cartões de crédito como uma forma de crescer na China. A demanda pelos cartões cresceu a passos largos no país nos últimos anos e é uma lucrativa fonte de renda para os bancos. Dados do banco central chinês mostram que o país possuía cerca de 268 milhões de cartões de crédito em setembro, o quíntuplo do que no fim de 2006. A Mastercard Inc. estima que o número de cartões de crédito na China chegará a 1,1 bilhão em 2025, com os gastos somando US$ 2,5 trilhões.

Os cartões de crédito são uma fonte significativa de receita para o Citigroup em todo o mundo. Na Ásia, geraram receita de US$ 8 bilhões e lucro líquido de US$ 1,9 bilhão para sua unidade de varejo em 2011, quase metade de toda sua receita e lucro no continente.

"A capacidade de oferecer cartões de varejo e para empresas dá ao um Citi uma forte vantagem competitiva, atendendo ainda mais as necessidades de nossa base de clientes em expansão", disse o executivo-chefe do Citigroup China, Andrew Au, em comunicado.

Bancos estrangeiros têm permissão desde 2008 para emitir cartões de crédito por conta própria na China. Antes disso, apenas podiam emitir cartões de crédito com parceiros locais. Muitas instituições estrangeiras emitiram cartões em conjunto com bancos nos quais detinham participações. O cartão de crédito conjunto com o Shanghai Pudong Development Bank Co., no qual o banco americano possui 2,7% do capital, será interrompido depois que os novos cartões exclusivos do Citigroup forem lançados. O HSBC Holdings PLC tem um cartão em conjunto com o Bank of Communications Co., no qual detém participação de 18,6%.

O Shangai Pudong emitirá seus cartões de crédito sob seu logotipo, já que o Citigroup terá seus próprios cartões exclusivos, segundo informou ontem uma fonte a par da situação.

Em janeiro, o Citigroup recebeu aprovação preliminar da autoridade de regulamentação chinesa para criar uma corretora em empreendimento conjunto na China, o que lhe permitiria subscrever lançamentos de ações e bônus. O Citigroup possui 46 agências de banco de varejo em 13 cidades chinesas. Também detém 19,9% do Guangfa Bank Co., que planeja oferta pública inicial de ações de US$ 5 bilhões, segundo haviam informado anteriormente fontes próximas à operação.

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