20 de fev. de 2012

PAYPAL ANUNCIA PREVISÕES EM PAGAMENTOS PARA 2012


portal TI Inside Outsourcing 23/01/2012 – Scott Dunlap (PayPal)

Minha equipe está constantemente buscando inovações em tecnologia, negócios e no comportamento dos novos consumidores, visando entender como esses fatores irão moldar o futuro dos pagamentos. Particularmente, buscamos “grupos de inovação” – uma junção de novas tecnologias e simplicidade para o consumidor, o que sinaliza ser o momento da inovação em pagamentos. Vemos centenas de boas ideias, mas apenas algumas possuem a combinação adequada para ganhar atenção e escala neste momento
.
Minhas previsões para 2012:

1. Pagamentos móveis continuam crescendo vertiginosamente

Em 2011 o mercado já teve uma amostra dessa tendência, já que as empresas cresceram muito no desenvolvimento das soluções de mobile payment, ou pagamentos por dispositivos móveis como celular e tablet – no caso do PayPal, 500%. Esse crescimento deve continuar. A indústria de pagamentos móvel está se deslocando em “terceira marcha” com a penetração dos smartphones atingindo escala global e a caminho de ser tornar o dispositivo dominante para mais de dois bilhões de pessoas nos próximos anos. Somado a isso estão as inovações na comunicação móvel, como os tablets, que já se tornaram o dispositivo eletrônico com adoção mais rápida da história. O futuro da computação está acontecendo agora e, rapidamente, atingindo uma escala que possibilitará a inovação global.
Embora a escala seja impressionante, o verdadeiro poder dos dispositivos móveis está em quão drasticamente eles estão alterando o comportamento dos consumidores e desestabilizando alguns negócios. Utilize um aplicativo como o Uber para chamar um táxi e você nunca mais fará isso da maneira antiga. O novo Nordstrom iPad App substitui um vendedor com uma experiência inteiramente nova em uma loja. O Living Social pode lotar um restaurante em questão de horas com uma oferta via dispositivo móvel, permitindo que os restaurantes locais pulem o processo de elaborar um website. A forma de pagamento ajuda a acelerar esses modelos por meio da conveniência e acessibilidade e, por sua vez, é forçada ao inovar para acompanhar as mudanças.

“Você não acha que os dispositivos móveis serão sua identidade no futuro? Então experimente passar uma hora andando por aí sem seu telefone, carteira ou chaves. Eu mal consigo chegar ao final do quarteirão sem entrar em pânico. Esse não era o caso há apenas dois anos”, exemplifica o executivo.

2. Ubiquidade dos mundos online e offline

Tendemos a falar da combinação do online/offline, em termos de comércio, como a capacidade de encontrar produtos locais por meio de serviços como Milo[1] ou escaneando um produto na loja com o RedLaser; mas na verdade há muito mais acontecendo por aí. O ano de 2012 testemunhará um crescimento nas moedas virtuais e na capacidade de utilizá-las para pagar "mercadorias" reais. Imagine comprar gêneros alimentícios no Safeway e pagar com o Facebook Credits, ou utilizar suas milhas acumuladas para tomar uma xícara de café na Starbucks. Para você que tem 15 anos de idade e não pode ter um cartão de crédito ou abrir uma conta bancária, esse futuro precisa estar aqui imediatamente, e os varejistas que buscam atrair a elite digital jovem receberão as moedas virtuais de braços abertos.
As redes sociais também desempenharam um papel importante no crescimento desta ubiquidade em 2011, derrubando governos e possibilitando movimentos políticos em massa. O lado do comércio também foi empolgante. Acabamos de testemunhar LouisCK perturbar a indústria de mídia ao produzir e comercializar uma comédia diretamente ao seu público, faturando mais de US$1 milhão em 12 dias (todas as transações foram realizadas via PayPal). A Zynga, por sua vez, acabou de abrir capital com uma valorização de muitos bilhões de dólares graças à venda digital de tratores e celeiros. Não é difícil imaginar mais inovação em social commerce, como pagamentos de pessoa para pessoa em moedas não correntes (exemplo: “ajude-me a voar para visitar minha mãe me emprestando suas milhas”) ou criando movimentos de arrecadação de fundos em massa (exemplo: “tire uma foto do meu número de corrida beneficente para você doar diretamente para a minha causa”). As possibilidades parecem infinitas e são incrivelmente poderosas se você refletir sobre elas.

A ubiquidade do mundo online e offline irá trazer uma guerra comercial diretamente para os pequenos comerciantes. Infelizmente, para eles, a recente oferta da Amazon de US$5 para realizar a varredura de qualquer produto, em qualquer loja física, para obter um preço competitivo, é apenas o começo. Pequenos lojistas precisarão se adaptar e, paralelamente, se certificar de que o mundo online não lhes afunde em fraudes. LouisCK não está louco ao ir direto aos seus fãs – aqueles que não conhecem seus clientes e não se comunicam com eles regularmente levarão uma surra ao concorrer com base nas margens nessa economia conectada.

3. Surgimento de dispositivos alternativos de comércio

O impulsionador chave da inovação nos pagamentos será a habilitação de dispositivos alternativos de comércio. O PayPal implementou recentemente o pagamento via console para mais de 57 milhões de residências que possuem o Xbox nos Estados Unidos, além de estar recebendo solicitações de recursos de pagamento para diversos produtos: desde refrigeradores, passando por bombas de gasolina, até lavanderias. Conforme os dispositivos se tornam “inteligentes e conectados”, oferecem mais opções de escolha ao consumidor e permitem que a carteira digital na nuvem demonstre seu verdadeiro valor. Em breve, as pessoas não precisarão mais acumular cupons ou lembrar números de cartões fidelidade, pois suas carteiras digitais identificarão inteligentemente como pagar qualquer item. O ano de 2012 testemunhará o nascimento desta e de muitas outras formas de pagamento, onde as carteiras digitais farão muito sentido.

Este ano também será um período no qual o t-commerce (comércio a partir da televisão) vai ocorrer nas residências. Os usuários deverão ser capazes de comprar utilizando a TV com a mesma facilidade com que mudam de canal. “É assustador imaginar esse cenário, mas você faria isso, certo? Se uma guitarra autografada por Jimi Hendrix surgisse para leilão na minha tela enquanto estivesse assistindo a biografia do músico, não estou certo se conseguiria me controlar”, comenta Dunlap.

Conclusão

Este é um momento empolgante para os consumidores, que está trazendo grandes mudanças para o setor de pagamentos. “O ano de 2012 terá inovações suficientes para dar uma boa sacudida nesse setor. Será empolgante sentar na primeira fila para ver isso”, finaliza o executivo.

Scott Dunlap, vice-presidente de oportunidades emergentes do PayPal


[1] Website que lista em tempo real a disponibilidade de produtos em estoque de lojas como Target, Macy’s, Best Buy, Crate & Barrel entre outras.

Um comentário:

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