portal
RevistaVoto 14/02/2012
Governador do RS, Tarso Genro, e o
presidente do Banrisul, Túlio Zamin (ao centro), na apresentação dos resultados
do balanço financeiro do Banco. (Foto Lane Pfeiffer)
O Banrisul
injetou R$ 33 bilhões na economia em 2011 por meio de operações de crédito,
valor que superou em R$ 2,6 bilhões as concessões feitas em 2010. O anúncio foi
feito hoje (14), na sede do Banco, em Porto Alegre, pelo presidente da
instituição, Túlio Zamin, acompanhado pelo governador do Estado, Tarso Genro,
durante a apresentação dos resultados do balanço financeiro do ano passado.
Governador do RS,
Tarso Genro, e o presidente do Banrisul, Túlio Zamin (ao centro), na
apresentação dos resultados do balanço financeiro do Banco. (Foto Lane
Pfeiffer) Governador do RS, Tarso Genro, e o presidente do Banrisul, Túlio
Zamin (ao centro), na apresentação dos resultados do balanço financeiro do
Banco. (Foto Lane Pfeiffer)
Já o lucro
líquido do Banrisul foi de R$ 904 milhões em 2011, 22,00% acima do obtido em
2010. O resultado gerado corresponde a uma rentabilidade de 21,91% calculada
sobre o patrimônio líquido médio. O desempenho no período reflete o confortável
volume de disponibilidades, a baixa exposição a riscos em operações de
tesouraria, níveis de inadimplência e de custo de captação adequados e capacidade
financeira para sustentar o crescimento dos ativos de crédito.
Na oportunidade,
o governador do Estado parabenizou todo o grupo de colaboradores e a diretoria
do Banco pelo profissionalismo e competência. “O Banrisul, como banco público,
além de apresentar resultados positivos, é um orgulho para o sistema financeiro
nacional.” Tarso Genro destacou que o índice de inadimplência de toda a
carteira de crédito do Banco é de menos de 3% - 2,76% - indicador que se
compara com as operações de microcrédito, o que demonstra a qualidade da
carteira de crédito da instituição. “Temos um banco forte aqui no Estado,
elemento chave que proporciona as condições para o desenvolvimento”, salientou.
De acordo com o
presidente do Banrisul, Túlio Zamin, os resultados abriram um espaço importante
e a certeza de que não só teremos estrutura de capital, como também caixa e
recursos para continuar financiando a atividade econômica do nosso Estado. “O
saldo é extremamente positivo, não só pelo lucro, mas fundamentalmente pela qualidade
e pelo êxito de conseguirmos alocar o crédito na direção que nós planejamos.”
Zamin ressaltou que a população gaúcha pode ter certeza de que estamos fazendo
uma gestão voltada para o desenvolvimento e consolidando cada vez mais essa
instituição, que é pública.
A carteira de
crédito comercial do Banrisul apresentou saldo de R$ 15,2 bilhões ao final de
dezembro de 2011, compondo 74,88% do volume total de créditos. O segmento
pessoa física atingiu R$ 8 bilhões, o que representa 39,62% do total das operações
de crédito, com evolução de 9,20% no ano. O segmento pessoa jurídica alcançou
saldo de R$ 7,2 bilhões em dezembro de 2011, contribuindo com 35,26% do saldo
total de crédito, com expansão de 25,45% nos últimos 12 meses.
Até o final de
dezembro de 2011, o patrimônio líquido do Banrisul alcançou R$ 4,4 bilhões,
apresentando crescimento de 14,12% em relação ao montante registrado em
dezembro de 2010. Os ativos totais do Banco alcançaram R$ 38 bilhões, em
dezembro de 2011, com incremento de 16,99% sobre o mesmo período de 2010. Os
recursos captados e administrados atingiram o saldo de R$ 29 bilhões ao final
de dezembro de 2011, volume 15,58% acima do montante registrado no mesmo mês do
ano anterior. O índice de eficiência alcançou 45,19%, em dezembro de 2011,
percentual que está em linha com os indicadores apresentados pelas demais
instituições financeiras de grande porte do País.
A rede de
atendimento do Banrisul está concentrada na Região Sul do País. São 1.278
pontos de atendimento, distribuídos em 442 agências, 275 Postos de Atendimento
Bancário e 561 Pontos de Atendimento Eletrônico presentes em 415 municípios
gaúchos. O projeto de expansão da rede prevê a abertura de 111 agências: 35
agências em municípios já assistidos pelos serviços do Banco, 21 novas casas em
municípios desassistidos, a transformação de 48 postos de atendimento em
agências, mediante modelo de atendimento diferenciado através de casas de menor
porte no Rio Grande do Sul, além da abertura de 7 novas agências em Santa
Catarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário