21 de fev. de 2012

GANHOS COM HIPERCARD FICARIAM DENTRO DO ITAÚ


jornal Valor Econômico 14/02/2012 – Aline Lima

Por trás da proposta do Itaú de fechar o capital da Redecard existiria o interesse do banco em deslanchar seus cartões Hipercard, projeto que até então andava a passos lentos, enquanto Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal aceleram a emissão dos cartões Elo - bandeira nacional concorrente também voltada para clientes de baixa renda. De quebra, o Itaú colocaria para dentro de casa um ganho de escala sem precisar, aparentemente, dividir a receita futura com os acionistas minoritários da Redecard. Procurado, o Itaú informou que seu objetivo é fortalecer a posição da instituição no mercado de pagamentos e gerar maior flexibilidade e agilidade para as duas empresas.

Para aumentar o volume de transações com o cartão Hipercard é necessário ampliar sua base de aceitação. A Redecard, que conta um parque de 1,066 milhão de maquininhas (POS) espalhadas pelo país, seria o veículo ideal. O Hipercard tem cerca de 500 mil estabelecimentos credenciados concentrados no Nordeste. A marca Hipercard acumula as funções de emissor (Banco Hipercard), bandeira e tem sua própria rede de adquirência.

Hoje, a Redecard faz somente o transporte de dados dos cartões Hipercard e apenas para metade da base de cartões da bandeira, de aproximadamente 15 milhões de unidades. Por esse serviço, cobra uma tarifa fixa baixa, que independe do volume transacionado. Se quiser ganhar um percentual sobre o montante de pagamentos feitos com o Hipercard e faturar mais, a Redecard teria de fazer o trabalho "completo" de adquirência - que envolve autorizar e liquidar a transação.

O analista do HSBC Paulo Ribeiro calcula que o volume potencial a ser acrescentado à Redecard pelos cartões Hipercard seria de R$ 18 bilhões em 2012 - equivalente a 10% do montante transações com cartões de crédito que ele estima para a Redecard em 2012. Em relatório, Ribeiro ressalta que o valor a ser agregado pela operação da Hipercard aumentaria em R$ 2 o preço-alvo de R$ 39 que projeta para a ação da Redecard.

Nenhum comentário: