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Diário do Grande ABC 27/01/2012 - Erica Martin
Quem
tem cartão de crédito ou está perto de contratar um deve prioritariamente
listar suas pretensões com o plástico e só então correr atrás da tarjeta mais
compatível com os seus hábitos financeiros. "As três informações
principais que o consumidor deve saber são: anuidade, benefícios desejados e
custo efetivo total, que são os encargos e os juros do cartão", orienta a
coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor,
Maria Inês Dolci. Para facilitar a pesquisa, o Idec lançou o Minha Escolha
Certa, que permite comparar 77 cartões de créditos.
Para
usar a ferramenta o consumidor deve acessar o site
www.proteste.org.br/calculadoras/cartao-de-credito. No primeiro acesso, deverá
identificar se já tem ou não cartão de crédito. Se já tiver, terá de
especificar o nome do banco emissor e a categoria da tarjeta. Ao clicar no
botão ‘Próximo', o interessado irá acessar a segunda página, onde poderá
escolher uma das seguintes opções: ‘Não quero ter custo', ‘Quero muitos
benefícios' ou "Ainda quero juros baixos'.
Se
quiser detalhar ainda mais seus objetivos com o plástico e aperfeiçoar a
pesquisa, o usuário pode apenas preencher o lado direito da página onde estão
os seguintes questionamentos: 1) anuidade desejada; 2) renda mensal; 3) juros
no crédito rotativo; 4) benefícios e vantagens; 5) bandeira preferida; 6)
cobertura. O consumidor deve selecionar uma alternativa para cada item.
Ao
fazer a escolha, o usuário será direcionado para uma página que exibirá os
cartões mais parecidos com o seu perfil. Quem já usa o plástico verá que a
ferramenta indicará a mensagem ‘Este é o seu cartão'. Haverá também o selo ‘A
escolha certa' ao lado da modalidade considerada ideal pelo Proteste. "É
fácil de usar e é uma boa ferramenta para comparar o próprio cartão com outros.
Ao encontrar alternativas mais interessantes, o consumidor pode buscar melhores
condições com o gerente do banco onde já é cliente", opina o sócio da
Praxis Education Maurício Galhardo, que testou a ferramenta junto com a equipe
do Diário. Por outro lado, em determinadas buscas, a pesquisa apresentou erros
de navegação. Além disso, nem todas as opções escolhidas propiciam resultados.
Em alguns casos, o usuário poderá se deparar com mensagem ‘Nenhum cartão foi
encontrado'. "Parece que há muitos filtros para quantidade pequena de
cartões que visam atender todas as necessidades", diz Galhardo.
O
especialista também diz que os consumidores não devem ficar presos apenas ao
conteúdo da ferramenta. "Por mais que sejam listados os benefícios do
cartão, não há nem 10% do que o cliente pode acessar. Da mesma forma que a
anuidade descrita também é relativa, já que está mais relacionada à
movimentação do cliente do que no banco para conseguir abonar o custo",
destaca Galhardo.
PONTUAÇÃO
- Antes de trocar o cartão, o consumidor deve ficar atento aos pontos
acumulados, que podem ser trocados por prêmios ou passagens aéreas. Maria Inês
recomenda a transferência da pontuação antes de cancelar o plástico. Além
disso, caso tenha pago a anuidade, a operadora ou o banco emissor terá de
devolver o valor do período em que o cartão foi usado.
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